Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Jane Corrêa Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.creatorTozi, Otávio Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T21:10:15Z-
dc.date.available2019-11-14T21:10:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTOZI, Otávio Marques. E-commerce no varejo supermercadista: percepção e intenção de compra dos acadêmicos de uma faculdade da Universidade Federal da Grande Dourados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2117-
dc.description.abstractWith the increasing expansion of the Internet since the 90's, online sales companies have emerged, and the implementation of this type of sale is called e-commerce. The supermarket branch has a high potential for virtual commerce, since they have a portfolio of tens of thousands of items of the most varied categories and a mass audience. Therefore, the following study is presented as an exploratory and descriptive research, with a quantitative approach, and a primary collection type, through a questionnaire to identify the perception of the Faculty of Administration, Accounting and Economics (FACE) of Federal University of Dourados (UFGD), regarding the intention to purchase in the e-commerce of the food retail sector (supermarkets) in the city of Dourados. The results showed that the consumers present age up to 30 years, majority access to the internet by smartphone, family income between 2 to 3 minimum wages. His perception of grocery shopping online shows greater acceptance in the non-food bazaar and grocery sectors, while the perishable food sector has found greater resistance. The key factors considered before buying online were delivery logistics, brand confidence, price, convenience, and practicality. It is possible to conclude that the internet is inserted in the day to day of the researched ones, nevertheless was notorious the ignorance of the university students regarding the provision of this type of services, being recommended to the supermarkets a more effective marketing campaign in order to reach this target public.en
dc.description.resumoCom a crescente expansão da internet a partir da década de 1990, surgiram empresas de venda online, e a implementação desse tipo de venda é denominada e-commerce. O ramo supermercadista apresenta um elevado potencial para o comércio virtual, uma vez que possuem um portfólio de dezenas de milhares de itens das mais variadas categorias e um público-alvo de massa. Portanto, o seguinte estudo se apresenta como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, e tipo de coleta primaria por meio de questionário a fim de identificar a percepção dos acadêmicos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no que diz respeito à intenção de compra no e-commerce do setor de varejo alimentício (supermercados) na cidade de Dourados. Os resultados mostraram que os consumidores apresentam idade até 30 anos, acesso majoritário a internet por smartphone, renda familiar entre 2 até 3 salários mínimos. Sua percepção em relação a compra de supermercado on-line evidencia maior aceitação aos setores de bazar e mercearia de não alimentos, enquanto o setor de alimentos perecíveis encontrou maior resistência. Os principais fatores considerados antes da compra on-line foram logística de entrega, confiança da marca, preço, conveniência e praticidade. Pode-se concluir que a internet está inserida no dia a dia dos pesquisados, contudo foi notório o desconhecimento dos universitários quanto a prestação desse tipo de serviços, sendo recomendável aos supermercadistas uma campanha de marketing mais eficaz a fim de atingir esse público alvo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-14T21:10:15Z No. of bitstreams: 1 OtavioMarquesTozi.pdf: 834355 bytes, checksum: b3a674f73d951f36d89d6e52a2ced296 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T21:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OtavioMarquesTozi.pdf: 834355 bytes, checksum: b3a674f73d951f36d89d6e52a2ced296 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectElectronic commerceen
dc.subjectSetor alimentíciopt_BR
dc.subjectFood industryen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleE-commerce no varejo supermercadista: percepção e intenção de compra dos acadêmicos de uma faculdade da Universidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OtavioMarquesTozi.pdf814,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.