Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Calarge, Tania Cristina Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9586333807445285pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Narciso Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.creatorBastos, Shirley Márcia-
dc.date.accessioned2019-11-14T21:27:35Z-
dc.date.available2019-11-14T21:27:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBASTOS, Shirley Márcia. Clima organizacional e satisfação: um estudo de caso no pronto atendimento municipal de Caarapó-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2124-
dc.description.abstractThis research was developed with the purpose of identifying, understanding and pointing out the level of satisfaction of the municipal public servants of Caarapó, crowded at the Municipal Health Department, in the Emergency Medical Assistance (PAM). The results of this research were obtained through a case study, with interview of the employees of the indicated sector and based the analysis and interpretation of the data through an exploratory bibliographic survey. During the execution of this study, important definitions of concepts that are poorly divulged but extremely important for the study, understanding and organization of research, such as organizational climate, organizational commitment and the importance of identifying and correcting factors of dissatisfaction in a group or in the general organization and the understanding of how these concepts directly affect the end result of the institution, especially within the public sector, already widely known by the absence of motivation among part of its servers. The preliminary analysis of the obtained results points promptly to the satisfaction of the group as a whole, indicating that important concepts for the management of human resources would be being promptly respected. However, a deeper analysis of the other issues that are important to define professional satisfaction, it was possible to notice that the group analyzed is not as satisfied as the superficial analysis points out.en
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvida com o objetivo de identificar, compreender e apontar o nível de satisfação dos servidores públicos municipais de Caarapó, lotados na Secretaria Municipal de Saúde, no Pronto Atendimento Médico (PAM). Os resultados dessa pesquisa foram obtidos através de estudo de caso, com entrevista dos funcionários do setor indicado e baseando a análise e interpretação dos dados através de levantamento bibliográfico exploratório. Durante a execução deste se mostrará importantes definições de conceitos pobremente divulgados, porém de extrema importância para o estudo, compreensão e organização da pesquisa, como clima organizacional, comprometimento organizacional e a importância de identificar e corrigir fatores de insatisfação em um grupo ou na organização geral e o entendimento da maneira como esses conceitos afetam diretamente o resultado final da instituição, especialmente dentro do setor público, já amplamente conhecido pela ausência de motivação entre parte dos seus servidores. A análise preliminar dos resultados obtidos aponta prontamente para a satisfação do grupo como um todo, indicando que conceitos importantes para a gestão de recursos humanos estariam sendo prontamente respeitados. Entretanto, uma análise mais profunda das demais questões que são importantes para definir satisfação profissional, foi possível notar que o grupo analisado não está tão satisfeito quanto a análise superficial aponta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-14T21:27:35Z No. of bitstreams: 1 ShirleyMarciaBastos.pdf: 522189 bytes, checksum: 3e960244ce33a292d2c3d545d751df4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T21:27:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ShirleyMarciaBastos.pdf: 522189 bytes, checksum: 3e960244ce33a292d2c3d545d751df4d (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectPublic sectoren
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational climateen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleClima organizacional e satisfação: um estudo de caso no pronto atendimento municipal de Caarapó-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ShirleyMarciaBastos.pdf509,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.