Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Eliane Francisca Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9196186650993769pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cabral, Wallace Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8236518574003031pt_BR
dc.contributor.referee1Calixto, Vivian dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349356611596263pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Fernanda Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911175349321429pt_BR
dc.creatorTseng, Hsiao Hsuan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331461044573823pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T18:26:42Z-
dc.date.available2019-11-19T18:26:42Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationTSENG, Hsiao Hsuan. O Ensino de química para surdos no ensino médio: uma reflexão necessária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2151-
dc.description.abstractChemistry is an important curricular component for society, since it enables the human being to understand and understand the world, the universe to which one lives. Therefore, it is of the utmost importance that this knowledge be accessible to any individual. In view of the above, the proposal of this research is to discuss and reflect on the pedagogical practices applied by teachers of chemistry for the Deaf in the state schools of the municipality of Dourados-MS. Finding out if there was any breakthrough in chemistry teaching for Deaf students. We used as methodological procedure interviews with 3 Deaf students, 3 chemistry teachers and 3 interpreters of Libras. The analysis is especially focused on how chemistry teaching for these students occurs. In order to carry out our study and analysis, our work is based on the theoretical framework on the teaching of chemistry (CHASSOT 2003; LUZ 2016; NETO et al s/d), education, teaching and learning of the Deaf (QUADROS 2008; STROBEL, 2009), articulated in the first chapter. In the second chapter we present the methodology used to carry out the research, the third and last chapter is constituted by the analyzes of the data collected. After analyzing and understanding the data, it is observed that the large percentage of students interviewed considers the curricular component of chemistry difficult, and for the understanding of this to happen in a precise way, it is necessary to count on the presence of the professional translator / interpreter of Brazilian Language of Signals - Libras; which will perform the translation of the Portuguese language into the Libras. Besides the presence of the professional that mediates the communication between student Deaf and teacher listener, what could also contribute to a better understanding is the development of the classes and activities, inserting the use of the visual resources, such as the periodic table, experiments among others. And the teacher's mediation between the interpreter and the student is also of great importance. The search for better strategies in order to contribute to the teaching and learning process of the Deaf subjects, especially the curricular component of chemistry, has been increasing in comparison to the results achieved by the research, supported by bibliographical research. significant, however, there is still much to be done, improved, in relation to chemistry teaching.en
dc.description.resumoA química é um componente curricular importante para a sociedade, pois possibilita ao ser humano um entendimento e compreensão do mundo, do universo ao qual se vive. Portanto, é de extrema importância que esse conhecimento seja acessível a qualquer indivíduo. Diante do exposto, a proposta dessa pesquisa é discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas aplicada pelos docentes de química para Surdos nas escolas estaduais do município de Dourados-MS. Averiguando se houve algum avanço no ensino de química para os estudantes Surdos. Utilizamos como procedimento metodológico entrevistas com 3 estudantes Surdos, 3 professores de química e 3 intérpretes de Libras. A análise é especialmente focada em como ocorre o ensino de química para esses estudantes. Para a realização de nosso estudo e da análise, nosso trabalho está baseado no arcabouço teórico sobre o ensino de química (CHASSOT, 2003; LUZ, 2016; NETO et al, s/d)), educação, ensino e aprendizagem de Surdos (QUADROS, 2008; STROBEL, 2009), articulados no primeiro capítulo. No segundo capítulo apresentamos a metodologia utilizada para realizar a pesquisa, o terceiro e último capítulo constitui-se pelas análises dos dados coletados. Após a análise e compreensão dos dados, observa-se que a grande porcentagem dos estudantes entrevistados considera o componente curricular de química difícil, e para que a compreensão deste venha acontecer de forma precisa, é necessário contar com a presença do profissional tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras; o qual realizará a tradução da Língua Portuguesa para a Libras. Além da presença do profissional que media a comunicação entre estudante Surdo e professor ouvinte, o que poderia contribuir também para um melhor entendimento é o desenvolvimento das aulas e, atividades, inserindo o uso dos recursos visuais, como por exemplo, a tabela periódica, experimentos entre outros. E a mediação do professor entre o intérprete e o aluno também é de grande importância. Frente, aos resultados alcançados pela pesquisa, com apoio das pesquisas bibliográficas, vê-se que a busca por melhores estratégias a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos Surdos, em especial do componente curricular de química, tem tido um aumento significativo, no entanto ainda tem muito a ser feito, melhorado, em relação ao ensino de química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-19T18:26:42Z No. of bitstreams: 1 TsengHsiaoHsuan.pdf: 719965 bytes, checksum: 03d72a8d0868daea9b7d7bc8fe0c74da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T18:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TsengHsiaoHsuan.pdf: 719965 bytes, checksum: 03d72a8d0868daea9b7d7bc8fe0c74da (MD5) Previous issue date: 2018-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO Ensino de química para surdos no ensino médio: uma reflexão necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TsengHsiaoHsuan.pdf703,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.