Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2156
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil dos egressos do curso de educação física: um estudo preliminar na UFGD
Título(s) alternativo(s): The Profile of the grades of physical education course: a preliminary study in the UFDG
Autor(es): Nunes, Jael Cantilio
Primeiro Orientador: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco Neto, Manuel
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Lara Elena
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Participaram da pesquisa 41 egressos que responderam o questionário construídos pelos autores, contendo perguntas abertas e fechadas, para identificar na visão destes egressos a realidade em que se encontra o curso, professores, instituição, e mercado de trabalho. Observou-se com os resultados que o público em sua maioria é do sexo feminino, oriundo principalmente do município de Dourados, com faixa etária principalmente entre 21 e 25 anos. As principais dificuldades encontradas durante a formação, foram desde financeiras até as longas distâncias enfrentadas durante o trajeto para aqueles que residiam em outras cidades, bem como período decorrente das greves e conciliar a rotina de estudos com a paralela atividade profissional; 44% já possuem pós-graduação sendo 4 participantes com mestrado e 1 cursando doutorado e 51,2% dos pesquisados realizaram concurso público na área. A avaliação foi satisfatória em diferentes aspectos tais como (preparação para o mercado de trabalho; total de carga horária das disciplinas teórico-práticas). O conceito atribuído ao curso foi (ótimo 36,6%, bom 43,9%, regular 14,6%, ruim 2,4% e péssimo 2,4%), a avaliação dos professores obteve conceito positivo de 90,3%. As disciplinas de área da saúde foram apontadas como as mais importantes, e também foram citadas outras disciplinas desta área como sugestão novas componentes curriculares. Conclui-se que embora os egressos apontassem dificuldades e desafios no mercado de trabalho, a instituição contribuiu com conhecimento básico para formação dos mesmos, esperando que o profissional continue adquirindo novos conhecimentos que fomentem sua prática pedagógica. 
Abstract: This study aimed to know the profile of the graduates in Physical Education of the Federal University of Grande Dourados-UFGD. There were 41 graduates who answered a questionnaire made by the authors, with open and closed questions, to identify in the view of these participants in the reality of the course, professors, institution, and job market. It was observed, with the results, that the majority of the public was female, coming mostly from the outskirts of Dourados, with a group age mainly between 21 and 25 years. The main difficulties faced during the training were from financial problems to long distances, fronted during the journey of those who lived in other cities. In addition, other problems came up, as the university strikes and how to conciliate the routine of studies with the parallel professional activity, since 44% of them already have a postgraduate degree, which 4 participants have masters degree and 1 doctoral degree. And 51.2% of the participants did a public competition in the area (civil servant). The conclusion of the evaluation was satisfactory in different aspects, such as preparation for the job market and the total hours of the theoretical-practical disciplines. The concept attributed to the course was excellent (36.6%, good 43.9%, fair 14.6%, bad 2.4% and poor 2.4%) and the professors' evaluation obtained a positive concept of 90.3% . The disciplines of health were pointed out as the most important, and other disciplines of this area and it was also mentioned new suggestion to a new curricular components. It was concluded, although the graduates identified difficulties and challenges in the labor market, the institution contributed with basic knowledge to train them, hoping that the professional will continue to acquire new knowledge that will promote their pedagogical practice.
Palavras-chave: Educação física
Physical education
Formação de professores
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: NUNES, Jael Cantilio. Perfil dos egressos do curso de educação física: um estudo preliminar na UFGD. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2156
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaelCantilioNunes.pdf272,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.