Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2177
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implantação do mapeamento de processos utilizando a metodologia BPM na central de relacionamento do IFMS - Câmpus Nova Andradina
Autor(es): Matos, Josivan Aquino de
Primeiro Orientador: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Raupp, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vinícius Carrijo dos
Resumo: Estudar os processos é uma forma viável de encontrar anomalias e oportunidades de melhoria para as organizações. O objetivo do presente trabalho é identificar melhorias dos processos através do mapeamento das atividades na Central de Relacionamento (CEREL), setor este do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus de Nova Andradina. A identificação das melhorias foi realizada através da metodologia BPM (Gerenciamento por Processos do Negócio), utilizando o mapeamento de processos por meio do software Bizagi Process Modeler. Apresentando as definições acerca da gestão na administração pública, por meio de abordagem conceitual sobre gestão por processos, metodologia BPM e mapeamento de processos. Desenvolvido através de pesquisa exploratória, documental, bibliográfica e pesquisa aplicada como ferramenta metodológica para levantamento das atividades e processos deste setor e qualitativa para análise dos dados. Posteriormente foi realizada a aplicação da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para identificar as atividades críticas que necessitavam de mapeamento com prioridade. E a criação dos mapas de processos, visando ganho de desempenho e visão global das atividades. Ao final do trabalho concluiu-se que o mapeamento de processos pode contribuir para o setor analisado, através da identificação e melhor visualização dos processos, permitindo assim a identificação de falhas, a elaboração de soluções corretivas, além de possibilitar um melhor controle sobre as atividades realizadas, garantindo desta forma o aumento da qualidade dos serviços prestados pelo referido setor. O presente trabalho trouxe contribuição para o setor analisado proporcionando um melhor aproveitamento do tempo em atividades relevantes e auxiliando no treinamento e na disseminação do conhecimento aos novos servidores.
Abstract: Studying processes is a viable way to find anomalies and opportunities for improvement for organizations. The objective of the present work is to identify process improvements by mapping the activities in the Relationship Center (CEREL), east sector of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus of Nova Andradina. The identification of the improvements was made through the BPM (Business Process Management) methodology, using the process mapping through Bizagi Process Modeler software. Presenting the definitions about management in public administration, through a conceptual approach on process management, BPM methodology and process mapping. Developed through exploratory research, documentary, bibliographical and applied research as a methodological tool for surveying the activities and processes of this sector and qualitative for data analysis. Subsequently, the GUT Matrix (Severity, Urgency and Trend) was applied to identify the critical activities that needed mapping with priority. And the creation of process maps, aiming at gaining performance and global vision of activities. At the end of the work it was concluded that the process mapping can contribute to the analyzed sector, through the identification and better visualization of the processes, thus allowing the identification of failures, the elaboration of corrective solutions, besides allowing a better control over the activities the quality of the services provided by the said sector. The present work has contributed to the analyzed sector, providing a better use of the time in relevant activities and helping in the training and the dissemination of knowledge to the new servers.
Palavras-chave: Gestão de processos
Business Process Management
Mapeamento de processos
Process mapping
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: MATOS, Josivan Aquino de. Implantação do mapeamento de processos utilizando a metodologia BPM na central de relacionamento do IFMS - Câmpus Nova Andradina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2177
Data do documento: 21-Fev-2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosivanAquinodeMatos.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.