Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vinícius Carrijo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4793005861007015pt_BR
dc.contributor.referee1Camparotti, Carlos Eduardo Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236941414013793pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859176963189141pt_BR
dc.creatorSilva, Luiz Guilherme Patroni Duarte da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3272870585508118pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T18:27:41Z-
dc.date.available2019-11-22T18:27:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Guilherme Patroni Duarte da. Teoria das filas e simulação aplicados a um restaurante universitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2185-
dc.description.abstractThe processes of service must meet the needs of the clients, since their satisfaction is the main factor sought by the companies. However, an event that is present in many types of processes is the formation of queues, bringing the customer to the waiting for service, becau se the processes are not adequate to supply the demand, generating queues and resulting in wastage of time, which is undesirable to the consumer. This study was based on the observation of the process of attending a University Restaurant, with the purpose of analyzing the system of existing queues and their needs. For this, the data were collected regarding the processes performed by the clients, and later a virtual model was assembled through the Arena software, making it possible to identify the needs and suitability of the system. A proposed model was generated, with changes that seek to bring possible improvements. Featuring a reduction of more than 3 minutes and 20 seconds in the process of picking up plates and cutlery and eliminating queues for this process, there was also a reduction of 2 minutes and 45 seconds in the average customer time in the system.en
dc.description.resumoOs processos de atendimento devem atender as necessidades dos clientes, pois a satisfação dos mesmos é o principal fator buscado pelas empresas. Contudo, um evento presente em muitos tipos de processos são a formação de filas, trazendo ao cliente a espera por atendimento, pois os processos não são adequados para suprir a demanda, gerando filas e resultando em perda de tempo, o que é indesejável ao consumidor. Este estudo foi baseado na observação do processo de atendimento de um Restaurante Universitário, com o intuito de analisar o sistema de filas existentes e suas carências. Para isso, foi feita a coleta de dados referentes aos processos realizados pelos clientes, e posteriormente foi montado um modelo virtual através do software Arena, possibilitando a identificação de necessidades e adequação do sistema. Na sequência foi gerado um modelo proposto, com alterações que buscam trazer possíveis melhorias. Apresentando uma redução de mais de 3 minutos e 20 segundos no processo de pegar pratos e talheres e a eliminação de filas para esse processo, houve também uma redução de 2 minutos e 45 segundos no tempo médio do cliente no sistemapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-22T18:27:41Z No. of bitstreams: 1 LuizGuilhermePatroniDuartedaSilva.pdf: 1378831 bytes, checksum: 0d38abf43657adff4307f6bdbb604557 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T18:27:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuizGuilhermePatroniDuartedaSilva.pdf: 1378831 bytes, checksum: 0d38abf43657adff4307f6bdbb604557 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRestaurante universitáriopt_BR
dc.subjectUniversity restauranten
dc.subjectTeoria das Filaspt_BR
dc.subjectQueuing theoryen
dc.subjectSimulação digitalpt_BR
dc.subjectDigital computer simulationen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleTeoria das filas e simulação aplicados a um restaurante universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizGuilhermePatroniDuartedaSilva.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.