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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raupp, Fabiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370621716446031pt_BR
dc.creatorOliveira, Maíra Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742629109133555pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T18:29:58Z-
dc.date.available2019-11-22T18:29:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maíra Costa de. Aplicação da ferramenta SERVQUAL no serviço de atendimento de um restaurante na cidade de Dourados - MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2186-
dc.description.abstractIn current times, organizations need to prioritize the quality of their products and services with the intention of satisfying their customers, leading these companies to increase their competitiveness in their operations and thus increase their competitive capacity in ever more tumultuous scenarios it's tempting. These new situations require companies to take a new attitude, becoming more and more preoccupied with the consumer. The research was developed based on the assessment of the level of quality of customer service in a restaurant. Through a case study, it offers the quality considerations in the scope of service rendering and developing and adapting a SERVQUAL scale model as a support tool for the research. The expectations and perceptions of a sample of 50 clients were compared, giving importance to the five dimensions that model the SERVQUAL tool: safety, reliability, responsiveness, empathy and tangibility. The level of customer satisfaction or dissatisfaction with the service they received when they visited the place was shown, showing the dimensions where the situation is critical or satisfactory, developing diagnoses and proposals for improvements to these dimensions, within the provision of services. In consequence, there are two critical dimensions in the company, being safety and empathy. Finally, it is possible to conclude that the development of quality management in a restaurant requires the professional qualification of the attendants and makes them aware that customer satisfaction and well-being should be a priority, given that excellence in service is directly linked to the decision power of the client to always choose the company when there is competition in the area.en
dc.description.resumoEm tempos atuais, as organizações precisam priorizar a qualidade de seus produtos e serviços, com intenção de satisfazer seus clientes, levando estas empresas a aumentarem seu grau de competitividade nas suas operações e desta forma, aumentar sua capacidade competitiva dentro de cenários cada vez mais tumultuosos e tentador. Estas situações novas exigem das empresas uma nova atitude, preocupando-se cada vez mais com o consumidor. A pesquisa se desenvolveu com base na avaliação do nível da qualidade dos serviços de atendimento ao cliente em um restaurante. Através de um estudo de caso, oferece as considerações da qualidade no âmbito da prestação de serviços e desenvolvendo e adaptando um modelo da escala SERVQUAL como ferramenta de apoio para a pesquisa. Comparou-se as expectativas e as percepções de uma amostra de 50 clientes, originando o grau de importância das cinco dimensões que modelam a ferramenta SERVQUAL: segurança, confiabilidade, responsividade, empatia e tangibilidade. Foi identificado o nível de satisfação ou insatisfação dos clientes relativos ao atendimento que os mesmos recebem ao frequentar o local, exibindo as dimensões onde a situação é crítica ou satisfatória, desenvolvendo diagnósticos e propostas de melhorias para estas dimensões, dentro da prestação dos serviços. Em consequências, apresentam-se duas dimensões críticas na empresa, sendo eles a segurança e a empatia. Finalizando, é possível concluir que o desenvolvimento da gestão da qualidade em um restaurante, é preciso a capacitação profissional dos atendentes e conscientiza-los de que a satisfação e bem-estar do cliente devem ser prioridade, tendo em vista que a excelência em atendimento está diretamente ligado ao poder de decisão do cliente para escolher sempre a empresa quando houver concorrência na área.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-22T18:29:58Z No. of bitstreams: 1 MairaCostadeOliveira.pdf: 1086136 bytes, checksum: c197c904603adb465eb9a7ef36e13102 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T18:29:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MairaCostadeOliveira.pdf: 1086136 bytes, checksum: c197c904603adb465eb9a7ef36e13102 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de serviçopt_BR
dc.subjectQuality of serviceen
dc.subjectEscala SERVQUALpt_BR
dc.subjectService Quality Frameworken
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleAplicação da ferramenta SERVQUAL no serviço de atendimento de um restaurante na cidade de Dourados - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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