Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mancini, Ana Paula Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8202318166315954pt_BR
dc.contributor.referee1Fedatto, Nilce Aparecida da Silva Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440498986165463pt_BR
dc.contributor.referee2Brazil, Maria do Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7793336022970802pt_BR
dc.creatorSilva, Paula Nudimila de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333527382212852pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T19:27:19Z-
dc.date.available2019-11-22T19:27:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Nudimila de Oliveira. Os Impressos protestantes como fonte para a história da educação: inferências educativas no sul de Mato Grosso: final do século XIX - início do século XX. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2190-
dc.description.abstractThis paper presents Protestants journals as a source of research about education history between in the corresponding period of the late XIX and early XX century. The aim is to understand the importance of these printed in the educational process at the south of ancient Mato Grosso state. On this way, different newspapers were analyzed as a method used to insert, to determine and to improve the protestant institutions, trying to understand their functions on the educational process. So we have looked for known how they work to attract people from other religions. On this way, it was prime analyze how the protestants used to represent themselves and the others, taking always into account the church objectives and its relationship with the society. As a source to this research we have used the following newspapers: 0 Expositor ChristAo, 0 Puritan, 0 Estandarte; 0 Brasil Presbiteriano.en
dc.description.resumoO presente trabalho trata dos impressos protestantes como fonte de estudo para a História da Educação, no período correspondente entre final do século XIX e inicio do século XX. Tem por objetivo compreender a relevância de alguns impressos protestantes no processo educacional na região sul de Mato Grosso. Para tanto, analisamos como os diferentes jornais serviram para inserção, fixação e ampliação das instituições protestantes, buscando entender a função, destes nas ações educativas dos grupos protestantes. Nesse sentido buscamos compreender as estratégias de aproximação e intervenção que os grupos religiosos se utilizam para atrair as populações derivadas de outras religiões. Assim sendo foi primordial analisar a forma como os protestantes representavam a si e aos outros, levando sempre em conta os interesses das igrejas envolvidas e suas relações com a sociedade. Para o realização do dado trabalho utilizamos como fonte os jornais. O Expositor Christão, O Puritano, O Estandarte; O Brasil Presbiteriano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-22T19:27:19Z No. of bitstreams: 1 PaulaNudimiladeOliveiraSilva.pdf: 662971 bytes, checksum: 886f570ea96cef122a18a5134963e088 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T19:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PaulaNudimiladeOliveiraSilva.pdf: 662971 bytes, checksum: 886f570ea96cef122a18a5134963e088 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtestantismopt_BR
dc.subjectProtestantismen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectPrinted materialsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs Impressos protestantes como fonte para a história da educação: inferências educativas no sul de Mato Grosso: final do século XIX - início do século XXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaNudimiladeOliveiraSilva.pdf647,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.