Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2198
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Kênia Hilda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0719411495759181 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pessanha, Eurize Caldas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4699218117251680 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alexandra Lima da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3035434886894830 | pt_BR |
dc.creator | Loureiro, Marcus Wagner Antunes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7321457249265124 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T17:56:45Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T17:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
dc.identifier.citation | LOUREIRO, Marcus Wagner Antunes. O Regulamento nº 7 e o método francês de ginástica: um projeto ce educação física nacional (1928-1934). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2198 | - |
dc.description.abstract | The objective was to analyze the Regulamento Geral de Educação Física - Regulamento nº 7 (RGEF-R7) in the search for evidence to support the claim that it was designed for the training of the soldier for war. We use content analysis to encode the data, comparing it with other military manuals. The RGEF-R7 was the translation of the French Gymnastic Method, carried out by members of the Military Physical Education Center under the supervision of the French Military Mission between 1928 and 1934, the year in which it was published. It was introduced in Brazil by the French Military Mission, contracted to "modernize" the national army. In comparison to the french original, RGEF-R7 can not be treated as a "full translation", an expression so widespread in the field, because there are some differences in content, some subtle, and others evident, such as the low-floor gymnasium model adopted. A systematization of utilitarian contents, basically arranged in seven families: marching, climbing, jumping, lifting and transporting, running, launching, attacking and defending, and even being not hegemonic in RGEF-R7, there are some elements similar to the contents of military training, such as transportation of wounded, techniques of progression in combat, transport of sandbags, beams, tree trunks, transposition of walls, palanques and fences, as well as games with militarized themes such as firing and grenade launching , besides exercises of order and military evolutions. A relationship between the French Method and the National Physical Education Draft was identified, in an attempt to expand the French Method to the whole country, and tensions between the Brazilian Education Association and this Preliminary Draft. The RGEF-R7 was a teacher's didactic manual, mainly aimed at teaching students aged four to 18 years, and was used in teacher training. In spite of some similarities with military training, in Brazil its teaching had no trace of militarization, adopting a character of political and social intervention in the context of the Vargas national development project in the 1930s and 1940s, between the military institution and the central power, the French Method was officially prescribed for school education, but it was not hegemonic, competing with other methods, mainly with the phenomenon of sports. It was proposed for pedagogical and political intervention in the search for a desired model of citizen, strong, resistant, healthy, disciplined and obedient. | en |
dc.description.resumo | Objetivou-se analisar o Regulamento Geral de Educação Física - Regulamento nº 7 (RGEF R7) na busca de indícios que sustentem a afirmação de que ele foi elaborado com a finalidade de treinar o soldado para guerra. Utilizou-se análise de conteúdo para codificarmos os dados, comparando-os com outros manuais militares. O RGEF-R7 foi a tradução do Método Francês de ginástica, realizada por membros do Centro Militar de Educação Física, sob supervisão da Missão Militar Francesa, entre os anos de 1928 e 1934. Foi introduzido no Brasil pela Missão Militar Francesa, contratada para “modernizar” o Exército nacional. Em comparação ao original francês, o RGEF-R7 não pode ser tratado como “tradução integral”, expressão tão disseminada no campo, pois há algumas diferenças nos conteúdos, algumas sutis, e outras evidentes, como a planta baixa de modelo de ginásio adotado. Identificou-se uma sistematização de conteúdos utilitários, dispostos basicamente em sete famílias: marchar, trepar, saltar, levantar e transportar, correr, lançar, atacar e defender, e mesmo não sendo hegemônicos no RGEF-R7, há alguns elementos semelhantes aos conteúdos do treinamento militar, como transporte de feridos, técnicas de progressão em combate, transporte de sacos de areia, vigas, troncos de árvore, transposição de muros, palanques e cercas, bem como jogos lúdicos com temáticas militarizadas, como fuzilamento e lançamento de granadas, além de exercícios de ordem e evoluções militares. Identificou-se uma relação entre o Método Francês e o Anteprojeto de Educação Física Nacional, na tentativa de expandir o Método Francês para todo o país, e tensões entre a Associação Brasileira de Educação e este Anteprojeto. O RGEF R7 constituiu-se como um manual didático do professor, destinado principalmente ao ensino de alunos de quatro a 18 anos, e foi utilizado na formação docente. Apesar de algumas semelhanças com o treinamento militar, no Brasil o seu ensino não teve traços de militarização, adotando um caráter de intervenção política e social no contexto do projeto varguista de desenvolvimento nacional nas décadas de 1930 e 1940. Nestas duas décadas, por motivos da aproximação entre a instituição militar e o poder central, o Método Francês foi prescrito oficialmente para o ensino escolar, mas não foi hegemônico, concorrendo com outros métodos, principalmente com o fenômeno dos esportes. Foi proposto para intervenção pedagógica e política na busca de um modelo almejado de cidadão, forte, resistente, saudável, disciplinado e obediente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-25T17:56:45Z No. of bitstreams: 1 MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf: 29850967 bytes, checksum: 887a81e23736ff29be8e65a4cd2d9c02 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-25T17:56:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf: 29850967 bytes, checksum: 887a81e23736ff29be8e65a4cd2d9c02 (MD5) Previous issue date: 2019-07-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Physical education - Study and teaching | en |
dc.subject | Ginástica (Exercícios físico) | pt_BR |
dc.subject | Gymnastics | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O Regulamento nº 7 e o método francês de ginástica: um projeto ce educação física nacional (1928-1934) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf | 29,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.