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Tipo: Dissertação
Título: O Ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Teaching entrepreneurship in graduate courses of the Federal University of the Great Dourados: a case study
Autor(es): Zanchet, Rui Ernesto Ribas
Primeiro Orientador: Silva, Luan Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Kellcia Rezende
metadata.dc.contributor.referee2: Filus, Josiane Fujisawa
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee4: Benini, Elcio Gustavo
Resumo: As mudanças ocorridas nas últimas décadas nas relações do trabalho, da produção e do consumo impulsionadas também pelas tecnologias da informação e comunicação impactaram a sociedade e passaram a exigir dos indivíduos novos conhecimentos, habilidades e qualificações com a finalidade suprir o mercado de trabalho dinâmico e imprevisível. A introdução de disciplinas sobre empreendedorismo no âmbito acadêmico visa a adequação do ensino universitário a esta nova realidade social. Esta nova forma de educação pode ser uma ferramenta auxiliar de aperfeiçoamento acadêmico e profissional coma finalidade de contribuir para acurar a criticidade, flexibilidade, iniciativa, capacidade técnica e de inovação capacitando-os a lidar com os novos desafios exigidos pelas organizações. Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do ensino voltado ao empreendedorismo nos cursos de graduação da UFGD, analisou-se o processo de institucionalização de ensino na universidade através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPC) de graduação do universo selecionado. Também se identificou junto as Pró-reitorias os principais projetos de desenvolvimento, ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão com foco no empreendedorismo. Além disso, buscou-se compreender como o ensino do empreendedorismo é percebido pelos coordenadores de cursos de graduação e mapear as principais políticas públicas adotadas pelo Governo Federal. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema empreendedorismo e posteriormente como base no Estudo de Caso realizou-se a análise dos PPC de cada curso de graduação, os projetos desenvolvidos pelas Pró-reitoras de Graduação, de Pós-graduação e Pesquisa e de Extensão e Cultura e a aplicação de questionário aos coordenadores de cursos do universo selecionado. Por fim procedeu-se a Análise da Cadeia de Valor do Cliente cujo objetivo é identificar as partes interessadas pertinentes, suas relações uns com os outros, e seu papel no ciclo de vida do produto. Na quarta parte desta dissertação foi realizada a análise dos dados obtidos durante a pesquisa, utilizando-se das entrevistas, os dados dos documentos coletados e a Análise da Cadeia de Valor do Cliente. Por fim recomenda-se mudanças organizacionais e documentais com vistas a tornar o ensino voltado ao empreendedorismo dentro da UFGD mais efetivo.
Abstract: The recent changes of the past decades in work relationship, production, and consumption brought by the new information technology and communications processes have had a huge impact on the whole society, demanding from personnel new habilities and qualifications to attend this same unpredictable and dynamic working market. The introduction of entrepreneurship classes in college departments aims at the adequacy to this new social reality. Such groundbreaking form of education can be an auxiliary tool to the professional and academic refinement contributing to making sharp criticality, flexibility, initiative, and the technical capacity of innovation, allowing students to face the challenges of these postmodern organizations. To evaluate the development of the content of entrepreneurship in College degree courses at UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), it was analyzed the institutionalization of the teaching process that came through the Institutional Developmental Plan (PDI) and through the Courses Pedagogical Projects (PPC) respective to ones which included this new curriculum. It was also identified in a search at the Dean office the main development projects which focused on entrepreneurship; the spectrum of analysis covered graduate curriculum, research, and post-graduate and extension. The present research has investigated how the disciplines related to entrepreneurship are being perceived by graduate coordinators; as part of the research it was also mapped the main public policies adopted by the Federal Government concerning the theme. The Study Case was structured as having the first step the bibliographical analysis of the entrepreneurship theme, followed by the PPC analysis of each degree course, having as support each of the projects developed by the dean faculties on graduate and post-graduate courses, research and extensions, and also the appreciation of a survey questionnaire filled by the coordinators of the specific universe in analysis. At last, it was applied the analysis of the Value Chain which objective is to identify the stakeholders, their relationships with each other, and their role in the product life cycle. In the fourth part of this dissertation the data obtained during the during the research was analyzed, it consisted of the results of survey questionnaire, the bibliographical data from the institutional bureaucratic and legal documentation, and the analysis of the Client Value Chain. At last, recommendations concerning organizational changes and related to documentation were given, all of them intending to a more effective teaching of entrepreneurship at the UFGD.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Entrepreneurship
Formação profissional
Professional qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: ZANCHET, Rui Ernesto Ribas. O Ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados: um estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2225
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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