Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rezende, Maria Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T17:20:41Z | - |
dc.date.available | 2019-12-06T17:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Maria Aparecida. Os Saberes dos professores da educação de jovens e adultos: o percurso de uma professora. Dourados, MS: Editora UFGD, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-61228-25-5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2239 | - |
dc.description | • CAPÍTULO 1: Os Atores sociais e o cotidiano da EJA ◦ 1.1. A dimensão pessoal, temporal e contextual • CAPÍTULO 2: Um Breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil, em Mato Grosso e em Cuiabá - MT ◦ 2.1. Alguns aspectos históricos e conceitos da EJA no mundo e no Brasil ◦ 2.2. A população brasileira vive dois “brasis”: a dualidade e os pares opostos ◦ 2.3. A Educação de Jovens e Adultos nos anos 1990 a 2000 ◦ 2.4. A Legislação nacional da Educação de Jovens e Adultos ◦ 2.5. A Educação de Jovens e Adultos no Estado de Mato Grosso ◦ 2.5.1. A criação do CES - Centro de Estudos Supletivos ◦ 2.5.2. O retrocesso dos Cursos dos NEPS – Núcleos de Educação Permanente para Cursos de Suplência ◦ 2.5.3. Projeto de formação e habilitação de docência na modalidade supletiva ◦ 2.5.4. Projeto Alfabetização de Adultos (ALFA) ◦ 2.5.5. A Educação de Jovens e Adultos a partir do Ano 2000 no Estado de Mato Grosso ◦ 2.6. Educação de Jovens e Adultos em Cuiabá – MT • CAPÍTULO 3: Saberes necessários aos professores ◦ 3.1. Origens dos saberes dos professores e os seus saberes construídos ◦ 3.1.2. Compreensão da vida cotidiana ◦ 3.1.3. Saberes da prática educativa ◦ 3.1.4. Os saberes experienciais ◦ 3.2. A formação da profissão professor ◦ 3.2.1. Saberes pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais ◦ 3.2.2. Saberes pedagógicos do professor reflexivo ◦ 3.2.3. Saberes pedagógicos do professor investigador ◦ 3.2.4. Saberes do professor político e dialógico ◦ 3.2.5. Papel do professor e o seu fazer-pedagógico • CAPÍTULO 4: (In)Justa reflexão sobre o cotidiano e a práxis na EJA ◦ 4.1. Cena 1 – Diferença de idade entre jovens e adultos ◦ 4.1.1. A vida pessoal introjetada na vida profissional ◦ 4.2. Cena 2 – As “meninas” não conseguem ler e nem decifrar a escrita ◦ 4.2.1. A interação, em sala de aula, entre a professora e os alunos ◦ 4.3. Cena 3 – Procedimento metodológico da aula da professora ◦ 4.3.1. Ascensão da escolarização da professora ◦ 4.4. Cena 4 – Avaliação x prova ◦ 4.4.1. Ênfase no planejamento improvisado | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro é um convite às reflexões direcionadas às ações pedagógicas da docência de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo da pesquisa foi investigar quais saberes a professora da EJA constrói no cotidiano de sua prática educativa na turma em que atua, bem como compreender como ela consegue resolver as problemáticas pedagógicas que surgem durante o seu trabalho em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-12-06T17:20:41Z No. of bitstreams: 1 os-saberes-dos-professores-da-educacao-de-jovens-e-adultos-o-percurso-de-uma-professora.pdf: 1297574 bytes, checksum: 77f5bf49a4cdc9432387272661f3659d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-06T17:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 os-saberes-dos-professores-da-educacao-de-jovens-e-adultos-o-percurso-de-uma-professora.pdf: 1297574 bytes, checksum: 77f5bf49a4cdc9432387272661f3659d (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os Saberes dos professores da educação de jovens e adultos: o percurso de uma professora | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.thumbnail.url | http://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/$$$call$$$/submission/cover/thumbnail?submissionId=161&random=1615e6128b174460 | - |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
os-saberes-dos-professores-da-educacao-de-jovens-e-adultos-o-percurso-de-uma-professora.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.