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dc.creatorSantos, Maria de Lourdes dos-
dc.creatorSantos, Reinaldo dos-
dc.date.accessioned2019-12-06T18:42:28Z-
dc.date.available2019-12-06T18:42:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria de Lourdes dos; SANTOS, Reinaldo dos. O Cajado de Mentor: mídia, eleições e coronelismo eletrônico no Brasil. Dourados, MS: Editora UFGD, 2017.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8147-138-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2248-
dc.description• PRIMEIRA PARTE ◦ Mídia, democracia e coronelismo eletrônico: homens de mídia e política eleitoral em Ribeirão Preto  ◦ Democracia e participação efetiva: liberdade, igualdade e participação política  ◦ Mídia e participação efetiva: comunicação de massa e democracia ◦ A Mídia como arena política: o papel da mídia nas democracias contemporâneas ◦ O Estúdio e a tribuna: mídia e política eleitoral em Ribeirão Preto  ◦ Da república dos coronéis à república dos locutores: o surgimento do homem de mídia como sujeito na política eleitoral ribeirãopretana ◦ Do estúdio à tribuna: caminhos do uso eleitoral da mídia  ◦ Da tribuna ao estúdio: vícios nas políticas de concessão de radiodifusão  • SEGUNDA PARTE ◦ TV Legislativa: TV Câmara de Ribeirão Preto e accountability  ◦ TV Legislativa: origem e formato  ◦ As TVL’s brasileiras: trajetória e funcionamento  ◦ A TV Câmara Municipal de Ribeirão Preto: contexto e criação  ◦ A Democracia na teletribuna: análise de accountability na emissão da TVCM ◦ A Democracia no sofá: análise de accountability na recepção da TVCMpt_BR
dc.description.resumoA obra se insere no campo de abordagens da cultura política brasileira e discute a relação entre mídia, eleições e democracia, em uma perspectiva multidisciplinar entre História, Sociologia, Política, Comunicação e Educação. A primeira parte discute as implicações de um acesso desigual aos meios de comunicação de massa para o regime democrático, analisando a relação entre o estúdio, como lugar de atuação de homens de mídia (jornalistas, locutores e/ou concessionários de emissoras de rádio e TV), e a tribuna (entendida como o ofício de parlamentares), no contexto das eleições e das políticas de concessão de emissoras, realizadas no período 1974-2004. A segunda parte reflete sobre políticas públicas de comunicação e o papel das emissoras legislativas, discutindo a possibilidade de promoção da democracia, por meio da accountability vertical, entre representantes e representados, em canais parlamentares de televisão, desde sua a criação no final dos anos 1990 até 2005.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-12-06T18:42:28Z No. of bitstreams: 1 o_cajado_de_mentor.pdf: 3518206 bytes, checksum: d064fdbc969a4c5e5602e02aeb4257a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-06T18:42:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 o_cajado_de_mentor.pdf: 3518206 bytes, checksum: d064fdbc969a4c5e5602e02aeb4257a4 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectMass mediaen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEleiçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titleO Cajado de Mentor: mídia, eleições e coronelismo eletrônico no Brasilpt_BR
dc.typeLivropt_BR
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