Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Aranda, Maria Alice de Miranda (Org.) | - |
dc.creator | Scaff, Elisângela Alves da Silva (Org.) | - |
dc.creator | Lima, Paulo Gomes (Org.) | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T19:05:27Z | - |
dc.date.available | 2019-12-06T19:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | ARANDA, Maria Alice de Miranda; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; LIMA, Paulo Gomes (orgs.). Universidade e educação básica no Brasil: a atualidade do pensamento de Paulo Freire. Dourados, MS: Editora UFGD, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-61228-75-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2251 | - |
dc.description | • PAULO FREIRE: O homem, a educação e uma janela para o mundo (Paulo Gomes Lima) • DIÁLOGOS: Pedagogia da indignação de Paulo Freire (Marina Vinha) • AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE E OUTROS ESCRITOS: Obra indispensável para a compreensão do pensamento de Paulo Freire (Manuel Pacheco Neto) • A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA RELAÇÃO EDUCADOR/ EDUCANDO: Desafios do processo ensino aprendizagem (Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein) • PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: Diálogos libertador-provocadores (Maria José de Oliveira Nascimento) • UMA LEITURA DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: Um reencontro com a pedagogia do oprimido (Mário Sérgio Vaz da Silva) • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIREANA (Noêmia de Carvalho Garrido) | pt_BR |
dc.description.resumo | As políticas educacionais oficiais, enquanto opção do Estado (ou melhor, dos seus governos), oportunizam escolhas que nem sempre correspondem às demandas e às necessidades das políticas educacionais cotidianas, realizadas no dia a dia da escola e construídas no fazer diuturno da vida dos professores, das comunidades, dos alunos. São elas que adulteram as políticas oficiais; são elas que, à margem da história, acabam compondo outra história da educação, a não comentada, não recomendada. É isso que contém este livro, que trata da educação básica focando a alfabetização das crianças de forma viva, em movimento, em construção. Nos últimos anos, percebe-se que o objeto central da educação pairou sobre a educação superior e, em momentos anteriores, sobre a universalização da educação básica e ainda, de forma muito remota, sobre o ensino médio e o ensino profissionalizante. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-12-06T19:05:27Z No. of bitstreams: 1 universidade-e-educacao-basica-no-brasil-a-atualidade-do-pensamento-de-paulo-freire-paulo-gomes-lima-org.pdf: 2143429 bytes, checksum: 49545b3e5a9b2e0a7609e03f8df4b519 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-06T19:05:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 universidade-e-educacao-basica-no-brasil-a-atualidade-do-pensamento-de-paulo-freire-paulo-gomes-lima-org.pdf: 2143429 bytes, checksum: 49545b3e5a9b2e0a7609e03f8df4b519 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Universidade e educação básica no Brasil: a atualidade do pensamento de Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
universidade-e-educacao-basica-no-brasil-a-atualidade-do-pensamento-de-paulo-freire-paulo-gomes-lima-org.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.