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Tipo: Dissertação
Título: A Cooperação Universidade-Empresa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Título(s) alternativo(s): The Cooperation University-Company (U-C) of the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Autor(es): Almeida, Marília Balbueno de
Primeiro Orientador: Silva, Luan Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Kellcia Rezende
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Riedo, Ijean Gomes
Resumo: A Cooperação Universidade-Empresa (U-E) representa um importante fator para a inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, este estudo pretende investigar: Como se efetiva a cooperação U-E na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)? Os Habitats de Inovação Tecnológica (HITs) são responsáveis por promover a cultura de inovação e empreendedorismo dentro das universidades e, com isso, o trabalho tem como objetivo geral: Propor um modelo de interação entre os Habitats da UFGD, para promover a cooperação com empresas dentro da instituição. E os objetivos específicos: Como a UFGD tem atuado em relação à política de cooperação U-E, analisar os meios utilizados para promover essa cooperação U-E e os benefícios e empecilhos encontrados no desenvolvimento da interação. A natureza do trabalho é de abordagem qualitativa e quantitativa, a classificação dos objetivos exploratória e descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados, questionários semiestruturado e entrevista semiestruturada e levantamento de dados secundários como instrumentos de parceria realizados na instituição. Após a coleta dos dados, a análise de seu conteúdo e interpretação de dados, foi possível aferir que na universidade inexiste uma política de cooperação U-E, mas foram encontrados termos relacionados ao assunto por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na Resolução do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIPI). A atuação da universidade em relação à cooperação U-E ainda é incipiente e as formas de promoção acontecem por mídias sociais, telefone, visitas ou e-mail. Os principais empecilhos detectados foram: tramites burocráticos, falta de interesse por parte do mercado, falta de conhecimento das ações da universidade e localização. Os principais benefícios: capacitação dos envolvidos, relacionamento entre pesquisadores, alunos e empresários e divulgação do nome da universidade. E como motivações: atender as expectativas do público externo na universidade, pessoas engajadas e apaixonadas pelo que fazem, tornar o docente com uma visão mais empreendedora e o impacto gerado no mercado. Tendo a Universidade Estadual de Campinas como referência, e como objeto de estudo a Agência de Inovação da Unicamp - INOVA, o modelo proposto interliga os agentes que promovem um ecossistema de inovação e empreendedorismo dentro da universidade, sendo eles: Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual, Incubadoras, Empresas Júniores, Parque Tecnológico Internacional e Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, para que conversem entre si e promovam a cooperação U-E.
Abstract: The cooperation University-Company (U-C) represents an important factor to innovation, entrepreneurship and technologic development. In this sense, this study aims to investigate: How effective is U-E cooperation at the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)? Technological Innovation Habitats (HITs) are responsible for promoting a culture of innovation and entrepreneurship within universities and, therefore, the work has the general objective: To propose a model of interaction between UFGD Habitats, to promote collaboration. with companies within the institution. And the applicable objectives: As UFGD has acted in relation to the U-E cooperation policy, analyze the means used to promote this U-E cooperation and the benefits and obstacles found in the development of interaction. The work’s nature is a qualitative and quantitative approach, the classification of the exploratory and descriptive goals, having as instruments of data’s research some semi-structured quizzes, interviews and secondary data collection as an instrument of the partnerships made in the institution. After the data collection, it was madden an analysis of the content and data interpretation. It was possible to see that there was not any politics of Cooperation U-C in the university, but it was found some terms related to this subject by the Development Institutional Plan (DIP) and The Resolution of the Innovation Core and Intellectual Property (ICIP). The university acting about the cooperation is incipient, and the ways of promotion happens by social medias, phone, visiting or email. The main hindrances detected was: bureaucratic procedure, lack of interesting of the market, lack of knowledge about the university actions and location. The main benefits: empowerment of people, relationship between researchers, students and companies and disclosure of the university name. In addition, as motivations: attending the expectations of outsider’s in the university, people who are engaged and passionate about what they do; turn in the professor with a view more entrepreneurship, and generate impact in the market. Using the “UniversidadeEstadual de Campinas” as a reference, and as subject of study the “Agência de Inovação da Unicamp – INOVA”, the model interconnect the agents who promote an innovation ecosystem and entrepreneurship inside the university, and they are: Innovation Core and Intellectual Property, Incubators, Junior Companies, International Technologic Parks and Cores of Innovation and Entrepreneurship. These entire ecosystems has to dialogue work together to promote the Cooperation U-C.
Palavras-chave: Cooperação público-privado
Public-private sector cooperation
Cooperação universidade-empresa
Universities-industry collaboration
Políticas públicas
State policy
Inovação tecnológica
Technological innovations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: ALMEIDA, Marília Balbueno de. A Cooperação Universidade-Empresa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2255
Data do documento: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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