Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2261
Tipo: Livro
Título: Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais
Autor(es): Chamorro, Cándida Graciela (Org.)
Combès, Isabelle (Org.)
Resumo: A presente obra é uma compilação de artigos sobre os povos indígenas do atual estado de Mato Grosso do Sul e as áreas geográficas contíguas. Para os onze povos indígenas atualmente assentados no estado, pretende-se apresentar um compêndio de sua história esquecida, desprezada ou ignorada; para a população não indígena, a outra cara de sua história; para docentes e estudantes, um material de estudo para sua formação na história indígena da região. Neste particular, objetiva-se um aporte para a implementação da lei 11645, de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do país, no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, de literatura e história brasileira. Longe de pretender ser exaustivo, este livro é um ponto de partida para maiores investigações e um passo em prol do diálogo intercultural e da paz na região.
Palavras-chave: Povos indígenas - história
Indigenous peoples - history
Povos indígenas - cultura
Indigenous peoples - Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: CHAMORRO, Graciela; COMBÈS, Isabelle (orgs.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Editora UFGD, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2261
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
povos_indigenas_em_mato_grosso_do_sul.pdf33,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.