Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAranda, Maria Alice de Miranda (Org.)-
dc.creatorScaff, Elisângela Alves da Silva (Org.)-
dc.creatorLima, Paulo Gomes (Org.)-
dc.date.accessioned2020-01-17T17:29:31Z-
dc.date.available2020-01-17T17:29:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationARANDA, Maria Alice de Miranda; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; LIMA, Paulo Gomes (orgs.). Política e gestão da educação básica: discussões e perspectivas acerca da alfabetização da criança. Dourados, MS: Editora UFGD, 2017.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8147-136-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2272-
dc.description• CAPÍTULO I: O Processo alfabetizador da criança: gestão escolar e política educacional (Maria Alice de Miranda Aranda, Franciele Ribeiro Lima, Olga Cristina da Silva Teixeira) • CAPÍTULO II: A Atuação dos gestores das escolas públicas da região sul de Santa Catarina em relação ao bloco alfabetizador (Leonete Luzia Schmidt, Rosinete Costa Fernandes Cardoso) • CAPÍTULO III: Por uma política de formação continuada do professor alfabetizador (Elis Regina dos Santos Viegas, Elisângela Alves da Silva Scaff) • CAPÍTULO IV: O Ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais em Mato Grosso do Sul (Meira Chaves Pereira, Paulo Gomes Lima) • CAPÍTULO V: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as implicações na prática do professor alfabetizador (Vilma Miranda de Brito, Silvia Cristiane Alfonso Viédes) • CAPÍTULO VI: Livros didáticos: o que eles contam sobre a alfabetização (Thaise da Silva) • CAPÍTULO VII: A Leitura e a escrita na educação infantil: a prática pedagógica com crianças (Rosemeire Messa de Souza Nogueira) • CAPÍTULO VIII: A Alfabetização na corte: o método de ensino e de leitura concretizado nas lições de coisas (Ana Paula Gomes Mancini) • CAPÍTULO IX: Mudanças no mundo do trabalho e inovações metodológicas na escola: qual a relação entre elas? (Ana Lucia Espíndola) • CAPÍTULO X: Os Profissionais da educação nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul: merendeiras e agentes de limpeza... educadores ou pessoas invisíveis? (Bartolina Ramalho Catanante, Eide Maria Souza Araújo)pt_BR
dc.description.resumoAs políticas educacionais oficiais, enquanto opção do Estado (ou melhor, dos seus governos), oportunizam escolhas que nem sempre correspondem às demandas e às necessidades das políticas educacionais cotidianas, realizadas no dia a dia da escola e construídas no fazer diuturno da vida dos professores, das comunidades, dos alunos. São elas que adulteram as políticas oficiais; são elas que, à margem da história, acabam compondo outra história da educação, a não comentada, não recomendada. É isso que contém este livro, que trata da educação básica focando a alfabetização das crianças de forma viva, em movimento, em construção. Nos últimos anos, percebe-se que o objeto central da educação pairou sobre a educação superior e, em momentos anteriores, sobre a universalização da educação básica e ainda, de forma muito remota, sobre o ensino médio e o ensino profissionalizante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-01-17T17:29:31Z No. of bitstreams: 1 politica_gestao_educacao_basica.pdf: 1412994 bytes, checksum: 1a0dd69cc7b0e68dde5b52493916d61f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-17T17:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 politica_gestao_educacao_basica.pdf: 1412994 bytes, checksum: 1a0dd69cc7b0e68dde5b52493916d61f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool administrationen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolítica e gestão da educação básica: discussões e perspectivas acerca da alfabetização da criançapt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
politica_gestao_educacao_basica.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.