Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2294
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um aplicativo móvel para o descarte de lixo eletrônico
Autor(es): Nicoletti, Charles
Murakami, Fábio Chiohiti
Primeiro Orientador: Felipe, Rosenilda Marques da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Caldas, Evanise Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Carbone, Felipe José
Resumo: Este artigo apresenta os estudos, coletas de dados e levantamento dos requisitos necessários para o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, com o intuito de auxiliar a gestão, descarte e o reuso dos lixos eletrônicos computacionais na cidade de Dourados. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e posteriormente realizada uma coleta de dados por meio de entrevista não estruturada a fim de levantar os requisitos necessários para o desenvolvimento de um aplicativo móvel. Posteriormente os dados foram analisados por meio da técnica da análise do discurso onde chegou-se aos requisitos e ao desenvolvimento do aplicativo que visa promover a gestão e reuso de lixo eletrônico.
Abstract: This paper presents the studies, data collection and survey of the necessary requirements for the development of a mobile application, in order to assist the management, disposal and reuse of computational electronic waste in the city of Dourados. Initially, a bibliographic research on the subject was performed and later a data collection was conducted through unstructured interviews in order to raise the necessary requirements for the development of a mobile application. Subsequently, the data were analyzed using the discourse analysis technique, which reached the requirements and the development of the application that aims to promote the management and reuse of electronic waste.
Palavras-chave: Resíduos eletrônicos
Electronic waste
Gerenciamento de resíduos
Waste management
Análise de requisitos
Requirements engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: NICOLETTI, Charles; MURAKAMI, Fábio Chiohiti. Desenvolvimento de um aplicativo móvel para o descarte de lixo eletrônico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2294
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CharlesNicoletti - FabioChiohitiMurakami.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.