Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2378
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manutenção centrada na confiabilidade: estudo de caso nas impressoras de uma indústria de embalagens flexíveis
Autor(es): Souza, Bruna Maria de
Primeiro Orientador: Santos, Rogério da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gibelli, Gerson Bessa
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Danilo Medeiros de
Resumo: Dentro de um sistema operacional de uma máquina, as falhas podem ser evitadas, ou minimizadas de uma maneira a reduzir perdas na produção e aumentar a qualidade do produto , e a confiabilidade do equipamento. A Manutenção Centrada na Confiabilidadepossui ferramentas que podem auxiliar no processo de investigação de causas dessas falhas, auxiliando na construção de um plano de manutenção adequado para cada modo de falha das máquinas. Uma dessas ferramentas é a Análise dos Modos de Falhas e Efeitos, do original em inglês Failure Mode and Effect analysis (FMEA), por identificar além dos modos de falha, a sua causa e efeito, desenvolvendo um critério baseado em prioridade de risco. Este estudo surgiu da necessidade de elaborar um plano de manutenção, no setor de impressão de embalagens flexíveis, devido às falhas que estavam causando perda e atrasos na entrega do produto ao cliente. Quanto aos seus procedimentos técnicos, a pesquisa classifica-se como estudo de caso, os dados foram colhidos pelos operadores, e classificados de forma quantitativa e qualitativa. Os motivos de paradas, como borrão, anilox entupido e problemas com o clichê, foram considerados e analisados utilizando a ferramenta FMEA e o diagrama de seleção dos tipos de manutenção. O processo de impressão é considerado continuo, e a parada deste processo para manutenção gera danos aos componentes da máquina, gerando problemas atuais e futuros, comprometendo a qualidade no produto final. Como resultado foi elaborado um plano de manutenção preventiva, já que esta evita as que falhas possam ocorrer e pode ser realizada nos tempos de setup, este plano foi focado nos componentes que causaram maiores motivos de parada, eles são clichê e anilox de uma impressora flexográfica, tarefas simples como o cuidado com manuseio e limpeza são abordados neste plano, e fazem toda diferença no resultado final.
Palavras-chave: Plano de manutenção
Plant maintenance
Flexografia
Flexography
Failure mode and effects analysis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SOUZA, Bruna Maria de. Manutenção centrada na confiabilidade: estudo de caso nas impressoras de uma indústria de embalagens flexíveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2378
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaMariadeSouza.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.