Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/24
Tipo: Dissertação
Título: Análise de modalizações e de sequências em redações de vestibular 2010/UFGD segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo
Título(s) alternativo(s): Analysis modalizations and sequence in vestibular newsrooms 2010/UFGD according to the perspective of interacionism sociodiscursivo
Autor(es): Higa, Maria Tocie Ishizaki
Primeiro Orientador: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Curado, Odilon Helou Fleury
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Rute Izabel Simões
metadata.dc.contributor.referee3: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
Resumo: O propósito deste trabalho é o de provocar reflexões sobre os resultados da utilização dos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2007) na análise da textualidade de redações produzidas durante o processo seletivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no vestibular 2010. Coletadas 50 produções escritas dos candidatos aprovados no vestibular para o curso de Graduação em Letras, nosso objetivo consistiu em mapear as sequências tipológicas tendo como objetivos: a) analisar as fases da sequências argumentativas e das sequências explicativas do gênero artigo de opinião; b) verificar a utilização de mecanismos de modalização. A pesquisa tem como norte as diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, além dos aportes teóricos do ISD em sua vertente epistemológica central e as questões didáticas daí advindas, como as defendidas por Schneuwly & Dolz (2004). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas completas, em detrimento de sequências explicativas, sobretudo, alta incidência de modalizações.
Abstract: The proposal of this project is to reflect about the results of Socio-discursive Interactionism Theory (SDI), postulated by Bronckart (2007 [1999]) and detected in the compositions written in UFGD vestibular (university entrance exam) writings, in 2010. It was collected 50 compositions of candidates approved in Letters Graduation Course, aiming to scan the typological sequences and enunciative mechanisms. The objectives were: a) analyze the standard phases of argumentative sequences and expositive sequences in opinion articles; b) examine the empirical use of modalizations.The study is based on the National Parameter Curriculum (BRAZIL, 1998) orientations for Portuguese Language teaching/learning as well as Socio-discoursive Interactionism Theory, concerning its central epistemological line and the didactical questions arised from the analysis, as the one defended by Schneuwly & Dolz (2004). The results pointed out to a high level of complete argumentative sequences, if compared to expositive sequences and especially a high level of modalization occurrences in the writings.
Palavras-chave: Linguística
Linguistics
Modalização linguística
Essays
Redação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: HIGA, Maria Tocie Ishizaki. Análise de modalizações e de sequências em redações de vestibular 2010/UFGD segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/24
Data do documento: 30-Abr-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaTocieIshizakiHiga.pdf13,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.