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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/24
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de modalizações e de sequências em redações de vestibular 2010/UFGD segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo |
Título(s) alternativo(s): | Analysis modalizations and sequence in vestibular newsrooms 2010/UFGD according to the perspective of interacionism sociodiscursivo |
Autor(es): | Higa, Maria Tocie Ishizaki |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Adair Vieira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Curado, Odilon Helou Fleury |
metadata.dc.contributor.referee2: | Conceição, Rute Izabel Simões |
metadata.dc.contributor.referee3: | Góis, Marcos Lúcio de Sousa |
Resumo: | O propósito deste trabalho é o de provocar reflexões sobre os resultados da utilização dos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2007) na análise da textualidade de redações produzidas durante o processo seletivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no vestibular 2010. Coletadas 50 produções escritas dos candidatos aprovados no vestibular para o curso de Graduação em Letras, nosso objetivo consistiu em mapear as sequências tipológicas tendo como objetivos: a) analisar as fases da sequências argumentativas e das sequências explicativas do gênero artigo de opinião; b) verificar a utilização de mecanismos de modalização. A pesquisa tem como norte as diretrizes apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, além dos aportes teóricos do ISD em sua vertente epistemológica central e as questões didáticas daí advindas, como as defendidas por Schneuwly & Dolz (2004). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas completas, em detrimento de sequências explicativas, sobretudo, alta incidência de modalizações. |
Abstract: | The proposal of this project is to reflect about the results of Socio-discursive Interactionism Theory (SDI), postulated by Bronckart (2007 [1999]) and detected in the compositions written in UFGD vestibular (university entrance exam) writings, in 2010. It was collected 50 compositions of candidates approved in Letters Graduation Course, aiming to scan the typological sequences and enunciative mechanisms. The objectives were: a) analyze the standard phases of argumentative sequences and expositive sequences in opinion articles; b) examine the empirical use of modalizations.The study is based on the National Parameter Curriculum (BRAZIL, 1998) orientations for Portuguese Language teaching/learning as well as Socio-discoursive Interactionism Theory, concerning its central epistemological line and the didactical questions arised from the analysis, as the one defended by Schneuwly & Dolz (2004). The results pointed out to a high level of complete argumentative sequences, if compared to expositive sequences and especially a high level of modalization occurrences in the writings. |
Palavras-chave: | Linguística Linguistics Modalização linguística Essays Redação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | HIGA, Maria Tocie Ishizaki. Análise de modalizações e de sequências em redações de vestibular 2010/UFGD segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/24 |
Data do documento: | 30-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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