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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raupp, Fabiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370621716446031pt_BR
dc.contributor.referee1Camparotti, Carlos Eduardo Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236941414013793pt_BR
dc.contributor.referee2Zola, Fernanda Cavicchioli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1821541496463617pt_BR
dc.creatorAlmeida, Leandro Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656586224763875pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T16:49:56Z-
dc.date.available2020-02-04T16:49:56Z-
dc.date.issued2017-03-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro Lima de. A Aplicação de modelos estatísticos baseados na previsão da demanda: o problema da linha Cidade Universitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2404-
dc.description.abstractThe question regarding mobility in urban areas is an important subject in discussions that aim to create efficient ways to take people from a place to another, considering different transportation means and mobility strategies. This way, the objective of t his study is to make use of time series to forecast the number of commuters riding the Cidade Universitária bus service route in the city of Dourados. Therefore, a case study was developed along with the public transportation operator in the city that aimed to understand better the costumers’ behavior and also provide a forecast model for commuters demand for the three following years. The statistical analysis showed seasonality in the series of data, but it did not show trend. Through the ratio -tomoving-average method, it was obtained the seasonal indices for each four period and, in order to obtain the forecast for the following three years, the Holt-Winters method was used. It could be verified that for the demand curve behavior of the studied bus route, the Holt-Winters method showed to be the best option as a demand forecast technique and also a good decision making tool for bus fleet management plan.en
dc.description.resumoA preocupação com a mobilidade em centros urbanos é um assunto que tem sido foco de discussões que buscam traçar maneiras mais eficientes de levar pessoas de um ponto a outro, considerando diferentes meios e estratégias de mobilidade. Desta forma, a fim de traçar uma estratégia mais eficiente para o transporte de pessoas, este estudo tem como objetivo a utilização de modelos de séries temporais para a previsão da demanda de usuários da linha de transporte coletivo urbano Cidade Universitária do município sul-mato-grossense de Dourados. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso na empresa responsável pela operação desse serviço na cidade com o propósito de compreender melhor o comportamento da demanda dos usuários, além de prever a demanda para os três anos seguintes. A análise estatística dos dados evidenciou a presença de comportamento sazonal sem tendência na série. Obteve-se, a partir do método da sazonalidade simples, os índices sazonais para cada um dos quatro períodos e, por meio do método de Holt-Winters, foram obtidas as previsões para os anos seguintes. Verificou-se que para o comportamento específico da linha estudada, o método Holt-Winters mostrou-se adequado como ferramenta para previsão da demanda, proporcionando assim uma melhor tomada de decisão estratégica no que tange o delineamento da frota de ônibus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-04T16:49:56Z No. of bitstreams: 1 LeandroLimadeAlmeida.pdf: 1085583 bytes, checksum: 2f2a405b20c81dd9e0d1c5fad7918128 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T16:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeandroLimadeAlmeida.pdf: 1085583 bytes, checksum: 2f2a405b20c81dd9e0d1c5fad7918128 (MD5) Previous issue date: 2017-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevisão de demandapt_BR
dc.subjectDemand forecastingen
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectPublic transportationen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleA Aplicação de modelos estatísticos baseados na previsão da demanda: o problema da linha Cidade Universitáriapt_BR
dc.title.alternativeStatistical modeling appled o demand forecasting: the problem of Cidade Universitária bus service routeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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