Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2436
Tipo: Livro
Título: Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Pereira, Levi Marques (Org.)
Silvestre, Célia Maria Foster (Org.)
Cariaga, Diógenes Egídio (Org.)
Resumo: Os textos reunidos nesta coletânea apresentam pesquisas realizadas por autores indígenas e não indígenas, partindo de diferentes áreas do conhecimento que têm sido debatidas e refletidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Etnologia e História Indígena, sediado na UFGD. São sínteses etnográficas, seja de reflexões acadêmicas ou de trajetórias de pesquisas, que também são interlocuções com questionamentos (nos textos colaborativos) entre os regimes de conhecimentos indígenas diante dos efeitos da escolarização e pesquisas sobre seus modos de ser, modos de conhecer e habitar no mundo. Esta obra é resultado de pesquisas etnográficas extensas que procuram promover interlocuções entre as perspectivas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul, a partir de reflexões antropológicas.
Palavras-chave: Povos indígenas - Guarani
Indigenous peoples - Guarani
Povos indígenas - Kaiowá
Indigenous peoples - Kaiowá
Conhecimento tradicional
Traditional knowledge
Povos indígenas - posse da terra
Indigenous peoples - Land tenure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: PEREIRA, Levi Marques; SILVESTRE, Célia Foster; CARIAGA, Diógenes Egídio (orgs.). Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: Editora UFGD, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2436
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saberes_sociabilidades_formas_organizacionais_e_territorialidades_entre_os_kaiowa_e_os_guarani_em_ms.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.