Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Troquez, Marta Coelho Castro | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T16:29:26Z | - |
dc.date.available | 2020-02-07T16:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | TROQUEZ, Marta Coelho Castro. Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a Reserva Indígena de Dourados (1960-2005). Dourados, MS: Editora UFGD, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8147-102-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2438 | - |
dc.description.resumo | O livro apresenta, sob uma perspectiva multidisciplinar, a especificidade dos professores índios no cenário multiétnico da Reserva Indígena de Dourados (1960 – 2005). Com sua inserção no processo de educação escolar indígena, enquanto professores, os indígenas assumem novos papéis sociais e tornam-se, portanto, agentes de transformações socioculturais. Na Reserva Indígena de Dourados, tal processo possui uma historicidade própria e singular devido ao contexto histórico, sociocultural e étnico do qual esses professores fazem parte. Desde os seus primórdios (década de 1920), essa reserva é marcada pela complexidade das relações estabelecidas entre os seus habitantes Kaiowá, Guarani e Terena e os não-índios representantes de diversas instituições externas do entorno. Nesse contexto, os professores índios enfrentam o desafio constante de participar de um campo político intersocietário onde as perspectivas dos diferentes grupos políticos, étnicos e familiares, e das instituições do entorno se cruzam constantemente, trazendo para a escola e para esses professores desafios novos nem sempre fáceis de vivenciar. Esta obra visa mostrar que esses atores sociais têm procurado dar respostas a esses desafios e, assim, participam da construção de sua própria história e da história da comunidade indígena de Dourados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-07T16:29:26Z No. of bitstreams: 1 professores-indios-e-transformacoes-socioculturais-em-um-cenario-multietnico-a-reserva-indigena-de-dourados-1960-2005.pdf: 7548549 bytes, checksum: 7d9e427eb88916af199d847a53444c2b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-07T16:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 professores-indios-e-transformacoes-socioculturais-em-um-cenario-multietnico-a-reserva-indigena-de-dourados-1960-2005.pdf: 7548549 bytes, checksum: 7d9e427eb88916af199d847a53444c2b (MD5) Previous issue date: 15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Coleção Teses e Dissertações | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas - professores | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - Teacher | en |
dc.subject | Povos indígenas (Dourados, MS) | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples (Dourados, MS) | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a Reserva Indígena de Dourados (1960-2005) | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
professores-indios-e-transformacoes-socioculturais-em-um-cenario-multietnico-a-reserva-indigena-de-dourados-1960-2005.pdf | 7,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.