Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTroquez, Marta Coelho Castro-
dc.date.accessioned2020-02-07T16:29:26Z-
dc.date.available2020-02-07T16:29:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTROQUEZ, Marta Coelho Castro. Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a Reserva Indígena de Dourados (1960-2005). Dourados, MS: Editora UFGD, 2015.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8147-102-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2438-
dc.description.resumoO livro apresenta, sob uma perspectiva multidisciplinar, a especificidade dos professores índios no cenário multiétnico da Reserva Indígena de Dourados (1960 – 2005). Com sua inserção no processo de educação escolar indígena, enquanto professores, os indígenas assumem novos papéis sociais e tornam-se, portanto, agentes de transformações socioculturais. Na Reserva Indígena de Dourados, tal processo possui uma historicidade própria e singular devido ao contexto histórico, sociocultural e étnico do qual esses professores fazem parte. Desde os seus primórdios (década de 1920), essa reserva é marcada pela complexidade das relações estabelecidas entre os seus habitantes Kaiowá, Guarani e Terena e os não-índios representantes de diversas instituições externas do entorno. Nesse contexto, os professores índios enfrentam o desafio constante de participar de um campo político intersocietário onde as perspectivas dos diferentes grupos políticos, étnicos e familiares, e das instituições do entorno se cruzam constantemente, trazendo para a escola e para esses professores desafios novos nem sempre fáceis de vivenciar. Esta obra visa mostrar que esses atores sociais têm procurado dar respostas a esses desafios e, assim, participam da construção de sua própria história e da história da comunidade indígena de Dourados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-07T16:29:26Z No. of bitstreams: 1 professores-indios-e-transformacoes-socioculturais-em-um-cenario-multietnico-a-reserva-indigena-de-dourados-1960-2005.pdf: 7548549 bytes, checksum: 7d9e427eb88916af199d847a53444c2b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-07T16:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 professores-indios-e-transformacoes-socioculturais-em-um-cenario-multietnico-a-reserva-indigena-de-dourados-1960-2005.pdf: 7548549 bytes, checksum: 7d9e427eb88916af199d847a53444c2b (MD5) Previous issue date: 15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.relation.ispartofColeção Teses e Dissertaçõespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - professorespt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Teacheren
dc.subjectPovos indígenas (Dourados, MS)pt_BR
dc.subjectIndigenous peoples (Dourados, MS)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleProfessores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a Reserva Indígena de Dourados (1960-2005)pt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.