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metadata.dc.type: Tese
Title: Processos formativos de futuros professores de química como intelectuais transformadores: contribuições da avaliação de ciclo de vida como temática sociocientifica
metadata.dc.creator: Pereira, Ademir de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Dario Xavier
metadata.dc.contributor.referee2: Recena, Maria Celina Piazza
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de
metadata.dc.contributor.referee4: Bortoletto, Adriana
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada no âmbito daUniversidade Federal da Grande Dourados por meio do componente curricular deestágio curricular supervisionado em ensino III (Estágio III), com a participação de 23graduandos do sétimo semestre do curso de bacharelado e licenciatura em química,que foram organizados em grupos para participar da atividade de pesquisa. Foramselecionados, por meio de critérios estabelecidos, três grupos para análise. Osconceitos norteadores da tese se referem à teoria de Henry Giroux: de professor comointelectual transformador, questões sociocientíficas, avaliação do ciclo de vida deprodutos e o conteúdo curricular de química. No que tange aos objetivos da pesquisa,o objetivo geral foi o de investigar as contribuições do processo formativo de futurosprofessores de química como intelectuais transformadores no desenvolvimento eexecução de uma sequência didática nas aulas de química da escola pública,embasada na articulação de quatro campos teóricos previamente experenciados poreles. Destacamos três objetivos específicos, entre eles, o primeiro foi investigar quaisas relações os licenciandos expressam entre os conceitos avaliação de ciclo de vidade produtos e questão sociocientífica permitida pelo conteúdo disciplinar. A tesedefendida aponta que “a utilização da avaliação de ciclo de vida de produtos comouma temática sociocientífica, associada ao conteúdo disciplinar de química,potencializa o estágio como um ambiente de aprendizagem docente, no qual olicenciando reflete sobre a função social do professor de química, o que permite aarticulação de atividades de ensino potenciais para o processo de formação cidadãna escola”. A pesquisa possui caráter qualitativo, e foram utilizadas categorias a prioriestabelecidas pela técnica de Análise de Conteúdo (AC), que utilizou como corpustextos da teoria de Giroux. Os licenciandos participaram de uma série de atividadesconstituídas por seminários, orientações focais e em grupo, elaboração da sequênciadidática e regência na educação básica. A partir do relatório produzido peloslicenciandos, do diário de campo do pesquisador e de registro de áudio foi possívelestabelecer relações e aproximações de ações dos licenciandos com as categoriasestabelecidas a priori. Com isso, foi possível verificar que a temática avaliação de ciclode vida possui características sociocientíficas, além do reconhecimento docomponente curricular de estágio como espaço de formação docente para a educaçãocrítica, no qual se discute a função social do professor, seu compromisso na formaçãode cidadãos ativos que questionem e se reconheçam como parte da sociedade. Oslicenciandos iniciaram um processo de ressignificação do conteúdo de química comoum conteúdo global, indissociável, interdisciplinar, essencial para a formação cidadãcrítica. Por fim, reforçamos a necessidade de entender a amplitude da relação ACV eCDQ em uma temática sociocientífica com a finalidade de propor ações contrahegemônicas em sala de aula.
Abstract: Abstract - This paper presents a research activity carried out within the scope of the Federal Universityof Grande Dourados, through the curricular component supervised in teaching III (TeachingInternship III), with the participation of 23 seventh semester undergraduate students of thebaccalaureate degree and teaching degree in chemistry, who were organized into groups toparticipate in the research activity. We selected three groups to be analyzed using establishedcriteria. The guiding concepts of the thesis refer to Henry Giroux's theory, which are: of theteacher as a transformative intellectual, socio-scientific questions, product life-cycleassessment and the curricular content of chemistry. Regarding the objectives of the research,the general objective was to investigate the formation process contributions of future chemistryteachers as transforming intellectuals in the development and execution of a didactic sequencein the public school’s chemistry classes based on the articulation of four fields previouslyexperienced by them. We highlight three specific objectives, among them, the first one was toinvestigate which relations the licensees express between the concept product life-cycleassessment and socio-scientific issues allowed by the disciplinary content. The thesis arguedthat "the product life-cycle assessment as a socio-scientific subject use, associated withchemistry’s curriculum, enhances the internship as a teaching learning environment in whichthe licensee reflects on the social function of the teacher of chemistry, which allows thearticulation of potential teaching activities for the process of citizen training in school. “Theresearch has a qualitative character, using, a priori, categories established by the techniqueof Content Analysis (CA) that used as corpus texts of the Giroux theory. The graduatesparticipated in a series of activities consisting of seminars, focal and group orientations,preparation of the didactic sequence and regency in basic education. From the report producedby the licensees, the researcher's field diary and audio transcriptions, it was possible toestablish relations and approximations of the licensees’ actions, with the categoriesestablished a priori. Thus, it was possible to verify that the thematic life-cycle assessment hassociocientific characteristics; besides the recognition of the curricular component of theinternship as a space for a critical teacher’s education, in which the social function of theteacher is discussed, his commitment to the training of active citizens who question andrecognize themselves as part of society. The licensees initiated the process of a chemistrycurriculum re-signification, as a global, indissociable, interdisciplinary content, essential forcritical citizen training. Finally, we reinforce the need to understand the breadth of the LCA andCDQ relationship in a socio-scientific theme with the purpose of proposing counter-hegemonicactions in the classroom.
Keywords: Química - ensino e aprendizagem
Chemistry - Study and teaching
Análise do ciclo de vida
Life cycle analysis
Formação de professores
Teacher education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual Paulista
metadata.dc.publisher.initials: UNESP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência
Citation: PEREIRA, Ademir de Souza. Processos formativos de futuros professores de química como intelectuais transformadores: contribuições da avaliação de ciclo de vida como temática sociocientifica. 2019. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Faculdade, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2445
Issue Date: 8-Mar-2019
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