Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2451
Tipo: Tese
Título: Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática
Autor(es): Santos, José Wilson dos
Primeiro Orientador: Silva, Marcio Antonio da
metadata.dc.contributor.referee1: Wanderer, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee2: Traldi Junior, Armando
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, José Luiz Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, João Ricardo Viola dos
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar e descrever o modo como o livro didático de Matemática situa-se em um terreno árido de disputas constantes, onde as relações de poder que atravessam o campo da produção didática produzem normatizações e instituem práticas que o constituem. Inspirados nos estudos de Michel Foucault – mais especificamente nas relações saber-poder, análise do discurso e governamentalidade – bem como na perspectiva de pesquisa cartográfica proposta por Kastrup, mobilizamos como principal recurso para produção dos dados entrevistas com autores reconhecidos no campo da produção didática de Matemática e com editores, designers, freelancers, ex-integrantes do Programa Nacional de Livros Didáticos e professores da rede pública de ensino. A partir da construção/análise dos dados, organizamos o texto em quatro capítulos iniciais, nos quais se discorre sobre temáticas que apresentam uma compreensão geral do campo, bem como dos fundamentos teórico metodológicos mobilizados. Complementam o texto cinco artigos que podem ser lidos de modo independente, cujas articulações possibilitam uma compreensão da pesquisa como todo. Tais artigos enfocam: a idealização do livro didático de Matemática a partir dos discursos que compõem o campo de sua produção (primeiro artigo); os processos de normatizações, vigilância, exame e classificação presentes no ambiente panóptico da produção didática de Matemática (segundo artigo); as relações de poder que atuam na produção em rede, promovendo o aparecimento e desaparecimento do autor, bem como a emergência de ghost writers (terceiro artigo ); as múltiplas direções no fluxo do poder e os reajustes que este suscita por meio da contra-conduta (quarto artigo); e o modo como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é afetado pelas relações de poder, atuando como instrumento de uma governamentalidade neoliberal (quinto artigo). Esse percurso conduz à compreensão da produção do livro didático de Matemática como espaço por onde circula um poder metamorfo, que se adapta para sobreviver. Sob a lente foucaultiana,podemos identificar elementos de um poder disciplinar em diferentes setores dessa produção,ambiente panóptico onde livros e sujeitos, após examinados, comparados, pesados, medidos,são valorados sob parâmetros meramente econômicos. Como efeitos dessas relações,produzem-se sujeitos úteis, docilizados, normatizados, transformando todos e cada um,vigilantes e vigiados. No limite, vigilante de si mesmo. Nesse contexto, os resultados de pesquisas focus group, a leitura das enunciações dos professores, as estatísticas e os relatórios produzidos a partir das avaliações pedagógicas do PNLD, entre outros mecanismos, destacam a intrínseca relação saber-poder, à medida que são os saberes produzidos na rede que movimentam o poder em fluxo. Ao colocar em xeque a figura do autor como “gênio criador”e “arquiteto intelectual da obra”, evidenciando, em seu desaparecimento, a emergência de ghost writers, destituímos o livro de sua “imagem sacra”, colocando-o no jogo das estratégias de poder, em que ele, livro, ocupa o lugar de produto econômico rentável. Destacamos, nesse contexto, o papel do PNLD como instrumento útil a uma governamentalidade neoliberal que contribui para a instituição de uma cultura da performatividade, tornando trabalhadores disciplinados em empreendedores de si. Portanto, evidencia-se, nos capítulos e artigos que se seguem, o modo como o livro didático de Matemática apresenta-se como produto e potência em uma maquinaria de poder que se retroalimenta, produzindo, em meio às relações que dela decorrem, conhecimentos e sujeitos úteis à manutenção e perpetuação de um “modelo” de produção, no qual os grandes grupos editoriais mantêm sua hegemonia a partir dessas mesmas relações de poder, sempre flexíveis, multidirecionais e (re)adaptáveis.
Abstract: The present research has the aim to analyze and describe the way in which the Mathematics textbook is situated within an arid and constantly controversial field, where power relations that cross the field of didactic production produce normatizations and establish practices that constitute it. Inspired by the studies of Michel Foucault – more specifically in the relations of knowledge, power of discourse and governmentality – as well as in the perspective of cartographic research proposed by Kastrup, we mobilized interviews with recognized authors in the field of didactic production of Mathematics and with editors, designers, freelancers,former members of the National Textbook Program and public school teachers as main resource for data production. Beginning with data construction and analysis, we organized the text in four initial chapters, where the discussion has happened over topics that present a general understanding on the field, as well as the mobilized theoretical-methodological foundations. Five articles complement the texts that can be read independently, which articulations allow an understanding of the research as a whole. These articles focus on: the Mathematics book didactic idealization starting with the discourses that make up the field of its production (article 1); the standardization, the surveillance, the examination and classification processes present in the panoptic environment of the Mathematics didactic production (article 2); the relations of power that act in the network production, promoting the appearance and disappearance of the author, as well as the emergence of ghost writers(article 3); the multiple directions in the flow of power and the adjustments that it elicits through the counter conduct (article 4); and how the National Textbook Program (PNLD) is affected by power relations, acting as an instrument of neoliberal governmentality (article 5). This course leads to an understanding of the Mathematics textbook production process as a space through which a shape-shifting power circulates, adapting itself to survive. Under Foucauldianlens, we can identify elements of a disciplinary power in different sectors of this production, a panoptic environment where books and subjects, after been examined, compared, weighted,measured, are valued within purely economic parameters. As effects from these relations,useful, docilized, normalized subjects are produced, transforming each and every one, vigilant and watched. On the edge, self-vigilant. In this context, the results of focus group research, the reading of teachers' statements, statistics and reports produced from PNLD's pedagogical evaluations, among other mechanisms, highlight the intrinsic knowledge-power relationship,as the knowledge produced in the network that move the current power in flow. By putting the author´s figure in check as a "creative genius" and an "intellectual architect of the work",highlighting the emergence of ghost writers in his disappearance, we deprive the book of its"sacred image", placing it in the game of strategies and negotiations, in which it, the book,plays the role of a profitable economic product. In this context, we highlight the role of the PNLD as a useful tool for a neoliberal governmentality that contributes to the institution of a performativity culture, transforming disciplined workers into self-entrepreneurs. Therefore, it becomes evident in the following chapters and articles the way which Mathematics textbook presents itself as a product and power in a power machinery that feeds itself back, producing,in the midst of the relations that derive from it, knowledge and useful subjects for the maintenance and the perpetuation of a production "model" , in which the great editorial groups maintain their hegemony from these same power relations, always flexible, multi directionaland (re) adaptable.
Palavras-chave: Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
Livro didático
Textbooks
Contracultura
Counterculture
Relações de poder
Power relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação Matemática
Citação: SANTOS, José Wilson dos. Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2451
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFMS - JoseWilsondosSantos.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.