Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2453
Tipo: Tese
Título: Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática
Autor(es): Miola, Adriana Fátima de Souza
Primeiro Orientador: Pereira, Patrícia Sandalo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ponte, João Pedro da
metadata.dc.contributor.referee1: Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Ciríaco, Klinger Teodoro
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Edilene Simões Costa dos
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade investigar as interações e as mediações que ocorreram em uma proposta de formação continuada desenvolvida por meio da metodologia da pesquisa colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática. A pesquisa decorreu no âmbito do projeto em rede “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”, vinculado ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O núcleo UFMS, em que a nossa pesquisa foi realizada, era composto por uma coordenadora institucional, quatro mestrandos em Educação Matemática, quatro licenciandos em Matemática da UFMS, oito professores da Educação Básica da rede pública de Campo Grande e por mim, após a nossa entrada no doutorado. Em nossa pesquisa, investigamos as interações e as mediações de dois participantes do grupo, que foram identificados por nomes fictícios, sendo Lorenzo e Valentina. A escolha desses dois participantes justifica-se por atuarem na Educação Básica e terem participado nos encontros, além de terem acompanhado o projeto, ao longo dos três anos de seu desenvolvimento. O projeto utilizou a pesquisa colaborativa, segundo Ibiapina, como metodologia, sendo essa uma modalidade de pesquisa que se encontra ancorada na Abordagem Histórico Cultural de Vigotski, em que a sua premissa é conhecer a essência do fenômeno por meio de seu processo histórico real e de seu desenvolvimento, em que o sujeito é considerado parte inerente à sociedade da qual faz parte. Os dados desta pesquisa foram produzidos entre 2013 e 2016 no projeto OBEDUC, núcleo UFMS, a partir de 38 sessões e uma entrevista coletiva. Para análise dos dados, construímos dois eixos temáticos, Mediação e Colaboração, os quais nos permitiram atingir os objetivos desta investigação. Como resultado das análises, destacamos que a formação realizada no projeto, por meio da metodologia da pesquisa colaborativa, tornou-se uma oportunidade também de pesquisa para todos os participantes, propiciou coprodução de saberes, possibilidade de reflexão crítica, de colaboração, partindo das necessidades dos participantes e, principalmente, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Esse formato de formação criou vínculo e foi além das produções que gerou, foi uma abordagem de formação contínua, que atinge a vontade de ser professor do graduando, do professor de ser pesquisador, e de cruzar os caminhos da universidade e da escola.
Abstract: This research aims to investigate the interactions and mediations that occurred in a proposal of continuous formation developed through the methodology of collaborative research for the professional development of teachers of Mathematics. The research was carried out as part of the network project "Collaborative work with teachers teaching Mathematics in Basic Education in public schools in the Northeast and Central-West regions", linked to the Education Observatory Program (OBEDUC), funded by the Coordination for the Higher Level (CAPES). The core UFMS, in which our research was carried out, was composed of an institutional coordinator, four masters in Mathematics Education, four Mathematics graduates from UFMS, eight basic education teachers from the public school system of Campo Grande and myself, after our Ph.D. entrance. In our research, we investigated the interactions and mediations of two participants of the group, who were identified by fictitious names, being Lorenzo and Valentina. The choice of these two participants is justified by their role in Basic Education and have participated in the meetings, in addition to having followed the project throughout the three years of its development. The project used collaborative research, according to Ibiapina, as a methodology, being a research modality that is anchored in the Cultural-Historical Approach of Vygotsky, in which its premise is to know the essence of the phenomenon through its real historical process and its development, in which the subject is considered an inherent part of the society of which he is a part. The data of this research were produced between 2013 and 2016 in the OBEDUC project, core UFMS, from 38 sessions and a press conference. To analyze the data, we constructed two thematic axes, Mediation and Collaboration, which allowed us to reach the objectives of this investigation. As a result of the analyzes, we emphasize that the training carried out in the project, through the methodology of collaborative research, became an opportunity for research for all participants, provided a co-production of knowledge, a possibility for critical reflection, collaboration, of the participants and, mainly, contributing to their professional development. This format of formation created a bond and went beyond the productions that it generated, it was a continuous training approach, which affects the graduate desire to be a teacher, the teacher’s desire to be a researcher, and to cross the paths of the university and the school.
Palavras-chave: Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
Formação continuada
Continuing education
Pesquisa colaborativa
Collaborative research
Desenvolvimento profissional
Career development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação Matemática
Citação: MIOLA, Adriana Fátima de Souza. Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática. 2018. Tese (Doutorado em em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2453
Data do documento: 22-Set-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFMS - AdrianaFatimadeSouzaMiola.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.