Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Sayonara Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8759788376714763pt_BR
dc.creatorÁvila, Carla Cristina Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3095312221367183pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T19:02:21Z-
dc.date.available2020-02-11T19:02:21Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.citationÁVILA, Carla Cristina Oliveira de. "Corpografias Afro-orientadas e Ameríndias": cartografias de processos de criação em Dança Teatro Brasileira. 2018. Tese (Doutorado em em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2454-
dc.description.abstractThis is a three-volume PhD dissertation. The first one narrates the invention of Brazil, retells our ancestral history of formation through the bias of corporality and presents the fundamentals of the present project of creation. The second volume narrates a cartographic as well as ethnographic journey across our theoretical-practical activities such as processes of teaching, researching and extension. This will contextualize the reader towards a systemic and networking perspective of this creative process. Finally, the third volume presents this project final structure of this project creation, with its specific oral and written reports, composed as letters by the Afro-Brazilian and Amerindian participants, artists and researchers along more than ten years of artistic and cultural processes experienced as group members. One of this PhD dissertation objectives is to present a cartographic register, besides theoretical-practical reflection upon a long way in the field of performing arts education in relation to traditional peoples, Afro-oriented and Amerindian, who may be recognized as cultural and ethnographic sources of creative processes in Brazilian Dance- Theatre. This research instigates thinking and grounds itself on territory and its cultural potentialities, corpographic, in order to create a complex texture, weaved by a live net of aesthetic, symbolic and mythical experiences by means of rituals, oralities, memories, chants, dances, theatricalities, bibliographies and cosmogenesis. Therefore, this research is composed by diverse layers of communication, each one of them representing methodological choices and instruments necessary to approach the theme by several perspectives. Then, the text brings together a multitude of text genres such as : academic papers, poetic texts, bibliographical review, reflection about journalistic articles, letters, photography, soundtracks, videos, embroidery, engravings, interviews, questionnaires, field research and experiences, which are the raw materials of the creative process presented here. In this sense, the research work is based on cartography, and relies on “Body and ancestrality”( Santos, 1996) as its methodological foundation, in dialogue with Afro-oriented and Amerindian culture and corpography . This may indicate a possibility of the construction of a systemic and intercultural network of experiences in academic teaching, researching and extension activities which converge to Brazilian Dance Theatre poetic, artistic and aesthetic creative processes, away from Eurocentric views, in order to focus on decolonial contexts for Arts. Artisitc, as well as academic and social works were produced by two groups: Gengibre - Interdisciplinary Research, Art and Extension about Popular Culture within Quilombolas peoples from Zona da Mata, Minas Gerais (2004-2009) and Group MANDI’O – Research, Art and Extension about Amerindian Culture, with Guarani and Kaiowá peoples in Mato Grosso do Sul (2010-2017).en
dc.description.resumoO presente trabalho é composto por três volumes. O primeiro fabula a invenção do Brasil, reconta nossa história ancestral de formação pelo viés das corporalidades e apresenta os fundamentos desta proposta de criação. O segundo volume narra toda a caminhada cartográfica e autoetnográfica dos processos de ensino, pesquisa e extensão em nossas ações teóricopráticas , com a finalidade de contextualizar o leitor em direção à perspectiva em rede e sistêmica deste processo de criação. Por fim, no terceiro volume será apresentada a estrutura final desta proposta de criação, suas especificidades e os relatos orais e escritos, em formato de cartas, dos integrantes afro-brasileiros e ameríndios, artistas e pesquisadores membros desses processos artísticos e culturais vivenciados em mais de dez anos de trabalho. Um dos objetivos desta tese é de apresentar um registro cartográfico, além de uma reflexão teóricoartística de uma longa caminhada de formação no campo das artes cênicas em relação aos povos tradicionais afro-orientados e ameríndios, os quais podem ser reconhecidos como potências culturais e autoetnográficas disparadoras de uma proposta para processos de criação em Dança Teatro brasileira. A pesquisa instiga o pensamento e enraíza-se a partir do território e suas potências culturais, corpográficas, a fim de se criar uma urdidura complexa, malha viva de experiências estéticas, simbólicas e míticas, por meio de: rituais, oralidades, memórias, cantos, danças, teatralidades, bibliografias e cosmogêneses. Por esse motivo, esta investigação é composta de diversas camadas de comunicação, as quais são apresentadas em textos formais, acadêmicos, poéticos, cartas, visualidades, oralidades, trilhas sonoras, vídeos, fotografias, gravuras, bordados, entre outros. Todas essas camadas são representatividades dos percursos metodológicos desta pesquisa que também se firma em revisões bibliográficas, entrevistas semiabertas, questionários semiestruturados e reflexões sobre matérias jornalísticas, além das vivências e pesquisas de campo, que são a matéria-prima para a proposição do processo de criação aqui apresentado.Neste sentido, utiliza-se da cartografia no universo de toda a pesquisa e tem como base a proposta metodológica do “Corpo e Ancestralidade” (SANTOS,1996) em diálogo com a cultura e corpografias afro-orientadas e ameríndias como possibilidade de construção de uma rede sistêmica e intercultural para vivências de ensino, extensão e pesquisa acadêmicas que convirjam para processos de criação artísticos, estéticos e poéticos de uma Dança Teatro brasileira e que intente ampliar as reflexões sobre corpo e cultura, desviados de um olhar eurocêntrico, para que possamos nos focar em contextos decoloniais para as artes. Aplicabilidade que se deu na produção artística, acadêmica e social dos grupos Gengibre - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Arte e Extensão sobre Cultura Popular junto aos povos quilombolas da Região que se situa na Zona da Mata, em Minas Gerais (2004 - 2009) e Grupo MANDI´O – Grupo de Pesquisa, Arte e Extensão sobre a cultura ameríndia, com os povos Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul (2010 - 2017).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-11T19:02:21Z No. of bitstreams: 1 USP - CarlaCristinaOliveiradeAvila.pdf: 273688595 bytes, checksum: 4500a7c462139e45c5818d3fe1da2087 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-11T19:02:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 USP - CarlaCristinaOliveiradeAvila.pdf: 273688595 bytes, checksum: 4500a7c462139e45c5818d3fe1da2087 (MD5) Previous issue date: 2018-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicações e Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUSPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheater artsen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectCreation processen
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectBody expressionen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.title"Corpografias Afro-orientadas e Ameríndias": cartografias de processos de criação em Dança Teatro Brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USP - CarlaCristinaOliveiradeAvila.pdf267,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.