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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores estressores no ambiente universitário e suas influências para os acadêmicos
Autor(es): Guerra, Bianca Ribas
Primeiro Orientador: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Jane Corrêa Alves
Resumo: O estresse está presente na vida das pessoas, inclusive entre aquelas que convivem no ambiente acadêmico, sendo responsável por alterações e instabilidades no estado de saúde do indivíduo e, com isso, sujeito a possíveis manifestações sistêmicas, distúrbios fisiológicos e psicológicos. Esse estudo tem como objetivo identificar os fatores estressores predominantes nos acadêmicos do curso de Administração de da Universidade Federal da Grande Dourados e verificar se os estressores influenciam na decisão de permanência no curso. Para obtenção dos resultados, foi realizada a pesquisa de campo com apoio da pesquisa bibliográfica e documental. Por sua natureza, caracteriza-se pela abordagem quantitativa. O universo do estudo foi composto por 105 acadêmicos regulamente matriculados no semestre letivo de 2019 do curso de Administração. A amostra foi composta por 105 respondentes que manifestaram o desejo de responder o questionário que foi entregue em sala de aula. Os dados primários, incluindo-se o perfil dos acadêmicos, foram coletados por meio de um questionário estruturado contendo 48 questões. Os dados secundários, para identificar o perfil do curso, foram obtidos mediante a consulta no site e no Projeto Pedagógico do Curso. O resultado do estudo mostra que a maioria dos respondentes foram aqueles que ingressaram no curso no ano letivo de 2019. Quanto aos fatores estressores, predominam os fatores internos, decorrente da natureza dos indivíduos, medo de reprovar em uma matéria ou ficar em dependência; completar os requisitos para graduação (notas, estágio, tcc); e dificuldade de aprender determinados conteúdos, este último considerado como muito estressante devido às pressões que a faculdade passa sobre uma nova mudança. Nos fatores externos, predominam problemas com transporte público (horários e linhas) e falta de tempo para relaxar/lazer em virtude da carga horária de trabalho na empresa, quanto a influência dos fatores externos para os acadêmicos, os resultados mostram que os fatores das dívidas pessoais têm maior grau de influência. Os resultados apontam que os acadêmicos que estão em estágio de conclusão do curso sofrem maior influência de fatores estressores.
Abstract: Stress is always present in people's lives, including in the acade- mic environment, is responsible for changes and instability in the individual's health subject to possible manifestations, systemic, physiological and psychological disorders. This study aims to identify the predominant stressors in Business Administration students at the Federal University of Grande Dourados and to verify if the stressors influence the decision to stay in the course. To ob- tain the results, a field research was carried out with the support of bibliographic and documentary research. By its nature, it is characterized by the quantitative approach. The universe of the study was a student body composed by academics regularly enrolled in the second semester of 2019, from the Administration course of the Federal University of Grande Dourados, Mato Grosso do Sul. For data collection, questionnaires were applied on a given day of the year, students who were in the classroom and expressed their desire to answer, a total of 105 students who received the questionnaire and 95% of the questionnaires delivered were properly answered and returned. Secondary data were collected through documentary research in academic reports and the Pedago- gical Project of the Course provided by the Course Coordination. The study shows that as for gen- der there is a predominance of females. Regarding the time of entry to the course, most respon- dents were newcomers to the course in 2019. The predominant stressors indicated by academics are: fear of failing a subject or being dependent; complete undergraduate requirements (grades, internship, tcc); personal debts and difficulty learning certain content, the latter considered to be very stressful due to the pressures that the faculty passes on a new change. The results indicates that students who are finishing the course tend to be more influenced by stress due to the pressure to finish the course in time.
Palavras-chave: Saúde
Health
Administração
Administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: GUERRA, Bianca Ribas. Fatores estressores no ambiente universitário e suas influências para os acadêmicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2482
Data do documento: 25-Nov-2019
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