Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Magalhães, Angélica Margarete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9413571822521545pt_BR
dc.creatorSouza, Rosa Daniele Olazar de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172473689241438pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T17:03:20Z-
dc.date.available2020-03-04T17:03:20Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Rosa Daniele Olazar de. Horta agroecológica como espaço didático em educação infantil: relato de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2583-
dc.description.abstractThe objective of this work was to report on the experience of the University Extension on Food Education, developed by the Nutrition Course UFGD, in a Center for Early Childhood Education. Documentary study, characterized by the description / experience re port of a food education project that used an agroecological vegetable garden as didactic space. It is an integral part of a research project with interface in teaching and extension, developed with children between 3 and 5 years of age, in alternating aca demic semesters, from 2013 to 2017; acting, therefore, with five classes. Leisure activities were carried out, visits to the vegetable garden, children could harvest vegetables and identify colors, textures, shapes, aromas, flavors and growth and developme nt. Room activities included painting, trimming and collage, modeling, texts, and storytelling. Sequentially they were prepared, snacks, salads and juice that were tasted. The project proved effective for promoting healthy eating.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tuvo por objetivo relatar la experiencia de acción de Extensión universitaria, sobre Educación Alimentaria, desarrollada por el Curso de Nutrición UFGD, en un Centro de Educación Infantil. Estudio documental, caracterizado por la descripción / relato de experiencia de un proyecto de educación alimentaria que utilizó huerta agroecológica como espacio didáctico. Es parte integrante de un proyecto de investigación con interfaz en enseñanza y extensión, desarrollado con niños entre 3 y 5 años de ed ad, en semestres lectivos alternos, en el período de 2013 a 2017; por lo tanto, con cinco grupos. Se desarrollaron actividades lúdicas, visitas a la huerta, los niños podían cosechar hortalizas e identificaban colores, texturas, formatos, aromas, sabores y el crecimiento y desarrollo. Las actividades de sala incluían pintura, recorte y collage, modelado, textos y conteo de historias. Se secuestralmente eran preparados, bocadillos, ensaladas y jugo que eran degust ados. El proyecto se mostró eficaz para la promoción de la alimentación sana.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo relatar a experiência de ação de Extensão universitária,sobre Educação Alimentar, desenvolvida pelo Curso de Nutrição UFGD, em um Centro de Educação Infantil. Estudo documental, caracterizado pela descrição/relato de experiência de um projeto de educação alimentar que utilizou horta agroecológica como espaço didático. É parte integrante de um projeto de pesquisa com interface em ensino e extensão, desenvolvido com crianças entre 3 e 5 anos de idade, em semestres letivos alternados, no período de 2013 a 2017; atuando, portanto, com cinco turmas. Foram desenvolvidas atividades lúdicas, visitas à horta, as crianças podiam colher hortaliças e identificavam cores, texturas, formatos, aromas, sabores e o crescimento e desenvolvimento. As atividades de sala incluíam pintura, recorte e colagem, modelagem, textos e contação de histórias. Sequencialmente eram preparados, lanches, saladas e suco que eram degustados. O projeto se mostrou eficaz para a promoção da alimentação saudável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-04T17:03:20Z No. of bitstreams: 1 RosaDanieleOlazardeSouza.pdf: 941737 bytes, checksum: d75632a67db80f49868c55faffb29169 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T17:03:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RosaDanieleOlazardeSouza.pdf: 941737 bytes, checksum: d75632a67db80f49868c55faffb29169 (MD5) Previous issue date: 2018-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHortaspt_BR
dc.subjectGardenspt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectFood and nutrition educationpt_BR
dc.subjectNutrição da criançapt_BR
dc.subjectChild nutritionpt_BR
dc.subjectEstilo de vida saudável pt_BR
dc.subjectHealthy lifestylept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleHorta agroecológica como espaço didático em educação infantil: relato de casopt_BR
dc.title.alternativeAgroecological garden as didactic space in early childhood education: case reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosaDanieleOlazardeSouza.pdf919,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.