Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Validação e confiabilidade da Escala de Compulsão Alimentar Periódica em pacientes ambulatoriais
Autor(es): Alexandre, Sheila de Lima
Primeiro Orientador: Guedes, Macksuelle Regina Angst
Resumo: Objetivo: analisar a validade e confiabilidade da versão em português da Escala de Compulsão Alimentar Periódica aplicada à pacientes ambulatoriais. Métodos: estudo de validação de consistência interna com corte transversal. Foram incluídos no estudo 81indivíduos de ambos os sexos com média de idade de 48,9± 11,5 anos, com excesso de peso e que apresentavam compulsão alimentar periódica segundo o apêndice B do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais V. Nestes pacientes, foi aplicada a escalapara classificar o grau de compulsão alimentar. Para análise estatística foi utilizado o programa IBM SPSS (Statistical Package for the Social Science) Statistics®, versão 22. A consistência interna da escala foi estimada pelo coeficiente alfa de Cronbach padronizado, efoi considerada adequada quando α ≥ 0,70. Resultados: dos indivíduos avaliados, 18,5% apresentaram compulsão alimentar grave e 22,2% moderada. A consistência interna da escalafoi de α 0,80 atendendo, portanto, o valor mínimo estabelecido. Já a média de consistência interna para cada item da escala variou entre 0,37 e 1,75, demonstrando alta confiabilidade. Conclusão: a Escala de Compulsão Alimentar Periódica apresentou forte confiabilidade, sendo considerado válido o seu uso para a população aqui descrita.
Palavras-chave: Transtorno da compulsão alimentar
Binge-eating disorder
Sobrepeso
Overweight
Estudos de validação
Validation studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: ALEXANDRE, Sheila de Lima. Validação e confiabilidade da Escala de Compulsão Alimentar Periódica em pacientes ambulatoriais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2584
Data do documento: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SheiladeLimaAlexandre.pdf473,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.