Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Becker, Simone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867396183360059pt_BR
dc.contributor.referee1Maso, Tchella Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7936412265364646pt_BR
dc.contributor.referee2Sá Junior, Mario Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550852907604317pt_BR
dc.creatorOkasaki, Kelvin Yujiro Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4064085950066463pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T11:08:27Z-
dc.date.available2020-03-05T11:08:27Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationOKASAKI, Kelvin Yujiro Nascimento. A Cigana pediu para ler minha mão: revisão de algumas literaturas brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2594-
dc.description.abstractDue to the Portugal’s XXIV decree that aimed at the expulsion of the gypsies, this group ended up in Brazilian lands. In some reports, the first gypsy to arrive in Brazil was João Torres de Barros along with wife and children. The gypsies can be divided into three subgroups: Rom, Sinti and Calon. All with their cultural singularities. These groups are shown different in many aspects such as the dialect, the way they live, their history, how they absorbed cultural elements from other peoples and so on. The cultural construction and these singularities happened due to migratory paths that these groups have carried out for many years, leaving their homeland and passing through countries like Germany, Portugal, Africa, Brazil and so on. The arrival of these 3 groups in Brazil provided numerous Brazilian literatures that then, gave me the opportunity to undertake this bibliographic review. Thus, academic websites that brought data about the gypsies and about what was being produced about this matter by the academy were verified. On the platforms Scielo and Capes were put keywords like “Gypsies Brazil” that brought me numerous results and, after filtering explained methodologically, I came to some research articles analyzed here. This monograph also aimed to think about this group and all the atrocities they suffered, about the lack of public policy, the cultural way we see the other and the placement of gypsies in the social environment.en
dc.description.resumoPor conta do decreto XXIV de Portugual que visava a expulsão dos ciganos, esse grupo veio parar em terras brasileiras. Em alguns relatos, o primeiro cigano a chegar no Brasil foi João Torres de Barros junto de sua esposa e filhos. Os ciganos são divididos em três sub-grupos: Rom, Sinti e Calon. Todos com suas singularidades culturais. Esses grupos se mostram diferentes em inúmeros aspectos como a linguagem, a forma em que vivem, a sua história, a maneira como absorveram elementos culturais de outros povos e etc. A construção cultural e essas singularidades se deram por conta dos trajetos migratórios que esses grupos realizaram durante muitos anos, saindo de sua terra natal e passando por países como Alemanha, Portugal, África, Brasil e etc. A chegada desses 3 grupos no Brasil proporcionaram inúmeras literaturas brasileiras que então, me deram a oportunidade de realizar essa revisão bibliográfica. Por assim, foram verificados sites acadêmicos que trouxeram dados a respeito dos ciganos e o que estava sendo produzido pela academia. Nas plataformas como Scielo e Capes foram postas palavras chaves como “Ciganos Brasil” que me trouxeram inúmeros resultados e, após filtragens explicadas metodologicamente cheguei a alguns artigos de pesquisas aqui analisados. A presente monografia também visou pensar nesse grupo e em todas as atrocidades que sofreram, na ausência de políticas públicas, na maneira cultural como vemos o outro e o emprego dos ciganos no meio social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-05T11:08:26Z No. of bitstreams: 1 KelvinYujiroNascimentoOkasaki.pdf: 2239242 bytes, checksum: b82f47a2fb2cfe0be0d24fe88a5d9655 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KelvinYujiroNascimentoOkasaki.pdf: 2239242 bytes, checksum: b82f47a2fb2cfe0be0d24fe88a5d9655 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiganospt_BR
dc.subjectGypsiesen
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectEtnocentrismopt_BR
dc.subjectEthnocentrismen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleA Cigana pediu para ler minha mão: revisão de algumas literaturas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KelvinYujiroNascimentoOkasaki.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.