Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cunha, Aldrin Cleyde da (Org.) | - |
dc.creator | Alencar, Edvonete Souza de (Org.) | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-23T13:15:29Z | - |
dc.date.available | 2020-03-23T13:15:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Aldrin Cleyde da; ALENCAR, Aldrin Cleyde da (orgs.). Temas emergentes da educação matemática brasileira. Dourados, MS: Editora UFGD, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8147-152-5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2646 | - |
dc.description | Aprendendo matemática na educação infantil a partir de uma literatura contada com o auxílio da saia literária -- Ana Paula Bolsan Sagrilo, Adrielly Soares Silva, Edvonete Souza de Alencar Ludicidade e ensino de matemática: ferramentas estratégicas na invenção da infância -- José Wilson dos Santos, Juliana Medeiro Nunes, Mariele Ortega Vieira, Renata Rodrigues Souza Jogos infantis para o ensino de matemática em uma instituição da cidade de Itaporã/MS -- Letícia Guisso Ferreira, Edvonete Souza de Alencar Tarefa dos quadrados: um relato de experiência sobre o ensino exploratório -- Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Daniela Oliveira da Silva, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Viviane Raffa Rodrigues Conhecimento especializado revelado por professores em uma tarefa de classificação de sólidos geométricos -- Milena Soldá Policastro, Juscier A. Mamoré de Melo, Alessandra R. de Almeida, Miguel Ribeiro A Fração em pesquisas brasileiras de formação de professores -- Giovanna Ellen Oliveira Boni, Edvonete Souza de Alencar Narrativas como fonte para reflexão sobre a docência em matemática: um relato de experiência -- Maiara Cristina de Carvalho, Suélen Rita Andrade Machado, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond O Pedagogo e a matemática -- Camila Fernanda P. da Luz, Edvonete Souza Alencar Os “Impossíveis” diálogos entre a biologia e a matemática no ensino superior -- Janielle da Silva Melo da Cunha, Jéssica Maurino dos Santos, Tamaeh Monteiro Alfredo, Aldrin Cleyde da Cunha Confecção das bonecas tipo abayomis no contexto do ensino da matemática -- Vanessa Aparecida da Silva Caetano, Edvonete Souza de Alencar O Ensino de matemática na escola municipal padre anchieta de vila Formosa-MT (1965-1974) -- Camila de Paula Bicudo, Alessandra Cristina Furtado A História dos determinantes como saber escolar -- Késia Caroline Ramires Neves, Lariane Carolina Gonçalves Alcara, Jean Ribeiro Pinto | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta obra reúne investigações que trazem como propostas reflexões sobre os temas emergentes da Educação Matemática brasileira. Os artigos foram organizados em quatro grandes temas de discussões: 1) Aspectos sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, 2) Formação de professores para o ensino de Matemática; 3) Aspectos sobre a Etnomatemática e sua inclusão e 4) Aspectos históricos relevantes sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. Identificamos que o principal foco das investigações foi permitir a reflexão sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos na Educação Básica. Houve também uma abordagem sobre a diversidade de atividades e a Etnomatemática. Notou-se ainda a evidência de vestígios históricos de pesquisas realizadas na região. Assim, consideramos que esta obra pode colaborar com outras pesquisas da área de Educação Matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-23T13:15:29Z No. of bitstreams: 1 temas_emergentes_educacao_matematica.pdf: 4498700 bytes, checksum: fafa0c8930171cae7f14301cb0bacced (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-23T13:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 temas_emergentes_educacao_matematica.pdf: 4498700 bytes, checksum: fafa0c8930171cae7f14301cb0bacced (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Math - Study and teaching | en |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Temas emergentes da educação matemática brasileira | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
temas_emergentes_educacao_matematica.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.