Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Aldrin Cleyde da (Org.)-
dc.creatorAlencar, Edvonete Souza de (Org.)-
dc.date.accessioned2020-03-23T13:15:29Z-
dc.date.available2020-03-23T13:15:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCUNHA, Aldrin Cleyde da; ALENCAR, Aldrin Cleyde da (orgs.). Temas emergentes da educação matemática brasileira. Dourados, MS: Editora UFGD, 2018.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8147-152-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2646-
dc.descriptionAprendendo matemática na educação infantil a partir de uma literatura contada com o auxílio da saia literária -- Ana Paula Bolsan Sagrilo, Adrielly Soares Silva, Edvonete Souza de Alencar Ludicidade e ensino de matemática: ferramentas estratégicas na invenção da infância -- José Wilson dos Santos, Juliana Medeiro Nunes, Mariele Ortega Vieira, Renata Rodrigues Souza Jogos infantis para o ensino de matemática em uma instituição da cidade de Itaporã/MS -- Letícia Guisso Ferreira, Edvonete Souza de Alencar Tarefa dos quadrados: um relato de experiência sobre o ensino exploratório -- Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Daniela Oliveira da Silva, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Viviane Raffa Rodrigues Conhecimento especializado revelado por professores em uma tarefa de classificação de sólidos geométricos -- Milena Soldá Policastro, Juscier A. Mamoré de Melo, Alessandra R. de Almeida, Miguel Ribeiro A Fração em pesquisas brasileiras de formação de professores -- Giovanna Ellen Oliveira Boni, Edvonete Souza de Alencar Narrativas como fonte para reflexão sobre a docência em matemática: um relato de experiência -- Maiara Cristina de Carvalho, Suélen Rita Andrade Machado, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond O Pedagogo e a matemática -- Camila Fernanda P. da Luz, Edvonete Souza Alencar Os “Impossíveis” diálogos entre a biologia e a matemática no ensino superior -- Janielle da Silva Melo da Cunha, Jéssica Maurino dos Santos, Tamaeh Monteiro Alfredo, Aldrin Cleyde da Cunha Confecção das bonecas tipo abayomis no contexto do ensino da matemática -- Vanessa Aparecida da Silva Caetano, Edvonete Souza de Alencar O Ensino de matemática na escola municipal padre anchieta de vila Formosa-MT (1965-1974) -- Camila de Paula Bicudo, Alessandra Cristina Furtado A História dos determinantes como saber escolar -- Késia Caroline Ramires Neves, Lariane Carolina Gonçalves Alcara, Jean Ribeiro Pintopt_BR
dc.description.resumoEsta obra reúne investigações que trazem como propostas reflexões sobre os temas emergentes da Educação Matemática brasileira. Os artigos foram organizados em quatro grandes temas de discussões: 1) Aspectos sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, 2) Formação de professores para o ensino de Matemática; 3) Aspectos sobre a Etnomatemática e sua inclusão e 4) Aspectos históricos relevantes sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. Identificamos que o principal foco das investigações foi permitir a reflexão sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos na Educação Básica. Houve também uma abordagem sobre a diversidade de atividades e a Etnomatemática. Notou-se ainda a evidência de vestígios históricos de pesquisas realizadas na região. Assim, consideramos que esta obra pode colaborar com outras pesquisas da área de Educação Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-23T13:15:29Z No. of bitstreams: 1 temas_emergentes_educacao_matematica.pdf: 4498700 bytes, checksum: fafa0c8930171cae7f14301cb0bacced (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-23T13:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 temas_emergentes_educacao_matematica.pdf: 4498700 bytes, checksum: fafa0c8930171cae7f14301cb0bacced (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTemas emergentes da educação matemática brasileirapt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
temas_emergentes_educacao_matematica.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.