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Tipo: Tese
Título: O Contexto de formação a partir da exploração de um caso multimídia: aprendizagens profissionais de futuros professores de matemática
Título(s) alternativo(s): The Context of teacher education from the exploration a multimedia case: preservice mathematics teachers’ learning
Autor(es): Rodrigues, Renata Viviane Raffa
Primeiro Orientador: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Raquel Gomes de
metadata.dc.contributor.referee3: Estevam, Everton José Goldoni
metadata.dc.contributor.referee4: Teixeira, Bruno Rodrigo
Resumo: Esta pesquisa-intervenção, em que a pesquisadora assume o papel de formadora, situa-se em uma disciplina de prática como componente curricular de natureza interdisciplinar e integradora da teoria e da prática docente na formação inicial de professores de Matemática. Nesse campo, a investigação centra-se na questão geral: Que elementos do contexto de formação, assente em um caso multimídia de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório, oferecem oportunidades de aprendizagem profissional a futuros professores de Matemática? A aula contemplada nesse caso é desenvolvida por uma professora experiente no Ensino Exploratório e volta-se à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Além de vídeos da aula, o recurso multimídia engloba o plano de aula, a tarefa matemática, áudios de entrevistas com a professora antes e após a aula, bem como as produções escritas dos alunos. Esta pesquisa segue uma metodologia de investigação qualitativa baseada na perspectiva interpretativa. Nessa direção, utiliza as respostas escritas que os futuros professores (FP) expressaram às questões integrantes do caso multimídia e as transcrições das discussões conjuntas de formação entre os FP e a formadora como fontes de dados. Os componentes da visão profissional do professor foram teórica e analiticamente adotados como indicadores dos conhecimentos e capacidades dos FP revelados no processo de perceber e raciocinar sobre aspectos relevantes do ensino e da aprendizagem nas mídias analisadas. Face ao ponto de partida dos 15 participantes desta pesquisa, os resultados da exploração, ao longo das duas primeiras etapas do caso multimídia, revelam evoluções na visão profissional dos sete grupos constituídos. O desenvolvimento dessa capacidade explicita aprendizagens mobilizadas sobre elementos nucleares do Ensino Exploratório – colaboração e comunicação, engajamento e autoridade matemática dos alunos, condizentes às abordagens de inquiry e à perspectiva dialógica, por conseguinte, difíceis de identificar e interpretar nas interações de sala de aula. De modo mais específico, os FP compreendem a constituição, articulação e sustentação de duas fases fundamentais em aulas dessa natureza – o desenvolvimento da tarefa e a discussão coletiva; bem como o papel do professor no seu planejamento e na promoção de aprendizagens e de interações dialógicas com e entre os alunos. Além disso, tomar decisões de ensino relativas à seleção e ao sequenciamento das resoluções dos alunos para a discussão coletiva caracteriza-se como uma capacidade profissional desafiadora para os FP, exigindolhes a percepção de aspectos do pensamento algébrico e compreensão matemática dos alunos combinada a outros elementos situacionais em jogo. Conclui-se que esse contexto oferece oportunidades diversificadas e substanciais de aprendizagem profissional a FP de Matemática ancorada em situações que representam mudanças significativas nos papéis tradicionais do professor e do aluno na cultura de sala de aula, cujos principais elementos associam-se ao formato e conteúdo das mídias; às questões propostas pelo multimídia; à organização e ao sequenciamento do multimídia; à dinâmica de exploração do caso multimídia e ao papel do formador no planejamento, suporte e orientação desse processo.
Abstract: This intervention research, in which the researcher assumes the role of teacher educator, takes place in a discipline of practice as a curricular component and integrative of theory and practice in Preservice Mathematics Teacher Education. In this field, the study focuses on the following reseach question: Which elements of the teacher education context, based on a multimedia case of one lesson developed in an Exploratory Teaching perspective offer professional learning opportunities to preservice mathematics teachers? The class contemplated in this case is developed by a teacher experienced in the Exploratory Teaching and returns to the promotion of the algebraic thinking of students of a 6th grade of Elementary School in a public school. In addition to videos of the class, the multimedia resource includes the lesson plan, the mathematical assignment, interviews with the teacher before and after class, as well as the written productions of the students. This research takes on a methodology of qualitative research based on the interpretive perspective. In this direction, it uses the written answers that the preservice teachers (PST) expressed to the questions integrating the multimedia case and the transcriptions of the joint discussions of formation between PST and teacher educator as sources of data. The components of the teacher professional vision were theoric and analytically adopted as indicators of the knowledge and abilities of the PST revealed in the process of noticing and reasoning about relevant aspects of teaching and learning in the analyzed media. Considering the starting point of the 15 participants in this research, the results of the exploration, during the first two stages of the multimedia case, reveal evolutions in the professional vision of the seven PST groups constituted. The development of this capacity explicitly demonstrates mobilized learning about core elements of the Exploratory Teaching - collaboration and communication, engagement and mathematical authority of the students, consistent with the approaches of inquiry and the dialogic perspective, therefore, difficult to identify and interpret in the classroom interactions. More specifically, PST comprise the constitution, articulation and scaffolding of two fundamental phases in classes of this nature - the development of the task and the whole-class discussion; As well as the role of teachers in their planning and in promoting learning and dialogic interactions with and among students. In addition, making teaching decisions regarding the selection and sequencing of students' resolutions for whole-class discussion is characterized as a challenging professional capacity for PST, requiring them to perceive aspects of algebraic thinking and mathematical understanding of students combined with others elements in play. It is concluded that this context offers diverse and substantial opportunities of professional learning to Mathematics PST anchored in situations that represent significant changes in the traditional roles of the teacher and the student in the classroom culture, whose main elements are associated to the format and content of the media; to the questions proposed by multimedia; to organization and sequencing of multimedia; and to the dynamics of exploration of the multimedia case and to the role of the teacher educator in the planning, scaffolding and orientation of this process.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
Tecnologia educacional
Educational Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Sigla da Instituição: UEL
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citação: RODRIGUES, Renata Viviane Raffa. O Contexto de formação a partir da exploração de um caso multimídia: aprendizagens profissionais de futuros professores de matemática. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Faculdade, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2692
Data do documento: 14-Abr-2017
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