Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2693
Tipo: Tese
Título: Microencapsulação de óleo da polpa de pequi por coacervação complexa
Autor(es): Justi, Priscilla Narciso
Primeiro Orientador: Macedo, Maria Lígia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sanjinez-Argandoña, Eliana Janet
metadata.dc.contributor.referee1: Fakbouri, Farayde Matta
metadata.dc.contributor.referee2: Honorato, Claucia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Fernando Freitas de
metadata.dc.contributor.referee4: Jacobowski, Ana Cristina
Resumo: Caryocar brasiliense (pequi) é uma espécie nativa do cerrado brasileiro de grande importância econômica e nutricional. Da sua polpa são extraídos o óleo, rico em ácidos graxos insaturados e carotenoides, que apresentam ação antioxidante. O objetivo principal do estudo foi a microencapsulação de óleo da polpa de pequi por coacervação complexa. A encapsulação é uma técnica promissora para a proteção de compostos ativos que são facilmente degradados pelas condições ambientais adversas. Diferentes técnicas de microencapsulação estão disponíveis, dentre as quais a coacervação complexa se destaca para amostras lipofílicas. A técnica consiste na separação reversível de fases de dois polímeros e apresenta vantagens em relação a outras técnicas por trabalhar com biopolímeros de fontes renováveis, utilizar condições amenas de temperatura e não utilizar solventes orgânicos no processamento. Neste estudo foram avaliadas as condições em que a temperatura, velocidade de homogeneização e quantidade de recheio podem interferir na formação de microcapsulas por coacervação do óleo de pequi e a retenção de carotenoides no microencapsulado. Também foi analisado o comportamento de microcápsulas de óleo de pequi liofilizadas e acondicionadas em embalagens flexíveis de polipropileno durante 160 dias de armazenamento em duas condições ambientais controladas: 1) aw= 0,84 e 25ºC e 2) aw= 0,84 e 40ºC. Foram determinadas em triplicata atividade de água, acidez, parâmetros de cor L*, a*, b*, carotenoides e estabilidade oxidativa. Os resultados mostraram que a microencapsulação por coacervação complexa foi eficiente produzindo de 67,07 a 97,07% de microcapsulas e 66,58% a 96,86% de óleo encapsulado. No delineamento composto central rotacional as variáveis estudadas (temperatura, velocidade de homogeneização e recheio) influenciaram significativamente no rendimento, eficiência e teor de carotenoides. A coacervação complexa auxiliou na preservação dos carotenoides, sendo observadas 3,86% de perdas na formulação localizada no ponto central do delineamento. A técnica de coacervação complexa e liofilização preservou em torno de 74% dos carotenoides no óleo microencapsulado em pó. A temperatura de 40ºC favoreceu a oxidação e degradação dos carotenoides no óleo e microcapsula de pequi.
Palavras-chave: Microencapsulação
Microencapsulation
Caryocar brasiliense
Carotenóide
Carotenoid
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
Citação: JUSTI, Priscilla Narciso. Microencapsulação de óleo da polpa de pequi por coacervação complexa. 2017. Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2693
Data do documento: 2-Out-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFMS - PriscilaNarcisoJusti.pdf10,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.