Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2705
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Papel do etanol nas relações entre o Brasil e a União Europeia: de 2007 a 2011
Autor(es): Leão, Caroline Paranhos
Primeiro Orientador: Espósito Neto, Tomaz
metadata.dc.contributor.referee1: Monte, Déborah Silva do
metadata.dc.contributor.referee2: Lamoso, Lisandra Pereira
Resumo: A relação entre o Brasil e a União Europeia alcançou um novo patamar em 2007 devido a assinatura de acordo de uma parceria estratégica. Esse novo patamar da relação propiciou a consolidação de uma agenda conjunta, constituída por temáticas consideradas como prioritárias para ambos os atores, entre as principais está a questão energética. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar os impactos dessa cooperação para o setor do etanol, bem como apresentar o desenvolvimento da parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia entre os anos de 2007 a 2011, bem como as convergências e divergências de interesses das Partes.
Abstract: The relationship between Brazil and the European Union reached a new level in 2007 due to the signing of a strategic partnership agreement. This new level of the relationship led to the consolidation of a joint agenda, constituted by themes considered as priorities for both actors, among the main ones being the energy issue. The objective of this work is to analyze the impacts of this cooperation on the ethanol sector, as well as to present the development of the strategic partnership between Brazil and the European Union between 2007 and 2011, as well as the convergences and divergences of interests of the Parties.
Palavras-chave: Relações internacionais
International relations
Etanol
Ethanol
União Europeia
European Union
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: LEÃO, Caroline Paranhos. O Papel do etanol nas relações entre o Brasil e a União Europeia: de 2007 a 2011. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2705
Data do documento: 29-Out-2018
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolineParanhosLeao.pdf648,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.