Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2733
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política externa de direitos humanos: o envolvimento dos EUA no Conselho de Direitos Humanos da ONU nos governos de George W. Bush e de Barack H. Obama
Autor(es): Castro, Mônica Ottoboni Maciel de
Primeiro Orientador: Bernardi, Bruno Boti
metadata.dc.contributor.referee1: Hernandez, Matheus de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Juliana Graffunder
Resumo: O Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU é o principal órgão de direitos humanos da organização. O processo de reforma que resultou em sua criação envolveu a participação de diversos Estados que contribuíram para sua configuração final. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a participação dos Estados Unidos no CDH desde as negociações sobre sua criação, até o fim de 2016, com sua participação na Revisão Periódica Universal (RPU) como país revisor. A metodologia utilizada para atingir este fim foi a revisão bibliográfica, que auxiliou na construção do histórico da relação do país com o CDH, e, por meio da análise dos documentos relacionados à RPU, como relatórios, recomendações e resoluções da ONU, obtiveram-se os dados relevantes para a análise dos desdobramentos dentro deste mecanismo. O trabalho foi estruturado em quatro partes. Na primeira, foi realizada uma análise do processo de reforma que substituiu a Comissão de Direitos Humanos pelo Conselho, sendo apresentadas as principais críticas e sugestões dos EUA para o novo órgão. Em seguida, explicitou-se a complexa relação da administração de George W. Bush com o CDH, ressaltando as características gerais da política externa de direitos humanos deste governo. Na terceira seção versou-se sobre a mudança de abordagem do país frente ao CDH na administração Barack H. Obama. Nesta mesma seção foram feitas observações e análises acerca da participação do país na RPU. Por fim, foram apontadas as considerações finais resultantes da pesquisa. Este trabalho objetiva ressaltar os principais aspectos relacionados ao envolvimento dos Estados Unidos no CDH relacionando-os às características da política externa de direitos humanos dos governos Bush e Obama a fim de analisar as mudanças e rupturas resultantes desse processo. A pesquisa justifica-se pela proposta de analisar um tema recente nas Relações Internacionais e por auxiliar na expansão dos debates de Direitos Humanos no âmbito internacional.
Palavras-chave: Direitos humanos
Human rights
Política externa
Foreign policy
Estados Unidos da América
United States of America
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: CASTRO, Mônica Ottoboni Maciel de. Política externa de direitos humanos: o envolvimento dos EUA no Conselho de Direitos Humanos da ONU nos governos de George W. Bush e de Barack H. Obama. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2733
Data do documento: 11-Jul-2018
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonicaOttoboniMacieldeCastro.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.