Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2742
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Processo de integração dos imigrantes na cidade de Corumbá: análise dos casos bolivianos, paraguaios e palestinos
Autor(es): Alpires, Thais da Silva
Primeiro Orientador: Banzatto, Arthur Pinheiro de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cesar Augusto Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Roberto Mauro da Silva
Resumo: O crescimento do sul de Mato Grosso nas primeiras décadas do sec. XX se deu pela implantação da ferrovia que facilitou o intercâmbio com outras cidades do Brasil. A chegada de imigrantes em Corumbá ocorreu por diversos caminhos, alguns pela fronteira com a Bolívia, outros pelo porto, mas principalmente pela Estrada de Ferro Noroeste, a qual permitiu a conexão entre Brasil e Bolívia, e produziu emprego para muitos imigrantes da América Latina. Durante o fim dos anos 1950 até os anos 1970, o fluxo migratório para cidade foi intenso e essas pessoas optaram por se estabelecer ali, motivados pelas oportunidades de empregos e terras para serem proprietários. Esses indivíduos tiveram que se inserir na nova sociedade, a qual é o objeto deste trabalho, pois busca compreender como foi o processo de integração desses imigrantes durante o período mencionado. Para isso, faremos uma analise teórica desse processo, assim como contextualizaremos o fluxo migratório no Brasil e em Corumbá, e analisaremos o papel da sociedade civil nos recentes casos migratórios. No plano empírico, foi utilizada pesquisa de campo, realizada entre 2014 e 2017, com imigrantes bolivianos, paraguaios e palestinos, as nacionalidades com maior presença na cidade, além das entrevistas com a sociedade civil e instituição governamental que apresentaram o atual cenário da migração na cidade. O trabalho contou com apoio bibliográfico como livros, revistas, artigos e jornais a respeito da migração internacional no Brasil e em Corumbá. A partir da análise de dados, foi possível perceber que os processos de integração ocorreram de forma muito diferente, aponto de alguns ainda permanecerem na condição de excluídos da sociedade. Isso significa que eles estão presentes na cidade, desenvolvem suas atividades, formam famílias, tem acesso a alguns direitos, porém sofrem com casos de discriminação, principalmente os recentes imigrantes que chegaram à cidade, por parte dos moradores locais ou de descendentes da sua própria etnia. Observou-se também que o trabalho da sociedade civil ajuda a combater um pouco dessas situações, mas o preconceito parece estar enraizado e isso dificulta o fim do preconceito e da exclusão sem que haja primeiramente uma reeducação sobre o respeito à diversidade.
Palavras-chave: Corumbá (Mato Grosso do Sul)
Migração
Migration
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: ALPIRES, Thais da Silva. O Processo de integração dos imigrantes na cidade de Corumbá: análise dos casos bolivianos, paraguaios e palestinos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2742
Data do documento: 9-Fev-2018
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaisdaSilvaAlpires.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.