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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2744
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Hip Hop como forma de representação da vida e da luta nas aldeias em Dourados |
Autor(es): | Rocha, Victor Augusto Dejard Mendonça da |
Primeiro Orientador: | Urt, João Nackle |
metadata.dc.contributor.referee1: | Banzatto, Arthur Pinheiro de Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sá Junior, Mario Teixeira de |
Resumo: | Este trabalho faz uma análise sobre como o hip hop pode ser uma alternativa de voz para os povos indígenas da aldeia de Dourados no Mato Grosso do Sul através do trabalho do grupo de rap Brô MC'S. A história dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, assim como em todo Brasil é marcada por lutas e massacres. A partir do processo histórico colonial, foi feita uma linha histórica abordando a luta Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul com objetivo de evidenciar como se desenvolveu o problema do confinamento, um processo que gerou e ainda gera graves consequências dentro das reservas indígenas do Estado. Na segunda parte deste trabalho, é analisado um estilo de música que busca ser uma ferramenta de voz aos esquecidos em meio à sociedade, o hip hop, que consegue se tornar um movimento politico cultural de resistência capaz romper as barreiras do entretenimento. Por fim juntando pontos trabalhados nos dois primeiros capítulos, é mostrado como grupo de rap formado por artistas Guarani-Kaiowá da reserva indígena de Dourados, conseguem através da sua tradução sobre o hip hop, criar um estilo original de música com o objetivo de mostrar para o máximo de pessoas, como é a realidade dentro das aldeias através da música. |
Abstract: | This study analyzes how hip hop can be an alternative voice for the indigenous peoples from the indigenous village in Dourados, Mato Grosso do Sul, through the work of the rap group Brô MC'S. The history of indigenous peoples in Mato Grosso do Sul, as well as throughout Brazil, is marked by struggles and massacres. Starting from the colonial historical process, a historical line was made approaching the Guarani-Kaiowá struggle in Mato Grosso do Sul in order to evidence how the problem of confinement has developed, a process that has generated and still generates serious consequences within the state‟s indigenous territories. In its second part, this stud analyzes a style of music that seeks to give voice to the forgotten in the midst of society, hip-hop music, which succeeded in becoming a political-cultural resistance movement capable of breaking the barriers of entertainment. Finally, connecting the topics analyzed in the first two chapters, it is shown how the rap group formed by Guarani-Kaiowá artists from the Dourados indigenous territory can, through their conception of hip-hop, create an original style of music with the aim of telling their reality in their village to the largest number of people they can through music. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - música Indigenous peoples - music Hip-hop (música) Hip-hop music Rap (música) Rap (music) |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito e Relações Internacionais |
Citação: | ROCHA, Victor Augusto Dejard Mendonça da. O Hip Hop como forma de representação da vida e da luta nas aldeias em Dourados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2744 |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
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