Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2775
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da qualidade de sementes de amendoim iac tatu cultivado sob diferentes lâminas de água
Autor(es): Tosta, Alan Gabriel
Primeiro Orientador: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Mauad, Munir
metadata.dc.contributor.referee2: Barbizan, Thamiris
Resumo: O amendoim é uma oleaginosa possui boa adaptação em diferentes condições climáticas, porém a produção e qualidade de sementes podem ser afetadas pelos fatores ambientais, incluindo a disponibilidade de água. A utilização de sementes de qualidade é um dos principais fatores de sucesso de uma cultura e a produção destas exige manejo cuidadoso. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica das sementes de amendoim, sob diferentes lâminas de água, visando determinar a melhor lâmina de irrigação para a cultura na Região de Dourados, Mato Grosso do Sul. O experimento foi realizado na área de irrigação e drenagem da UFGD, Dourados/MS, utilizando a cultivar de amendoim IAC TATU, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em lâminas de irrigação com base na evapotranspiração, sendo estes: 0, 25, 50, 75, 100 e 125% da ETo. A irrigação foi via gotejamento, com uma linha de gotejo para cada linha de plantio. Após a colheita as sementes passaram por um período de secagem. Foram realizados os seguintes testes de qualidade e vigor de sementes: Massa de mil sementes, primeira contagem, germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e matéria seca de plântulas, emegência a campo, índice de velocidade de emergência, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica. Com o alto índice pluviométrico na região, as lâminas não influenciaram na qualidade e vigor de sementes. Porém a cultura apresentou alto potencial de sementes independente da irrigação realizada.
Palavras-chave: Arachis hypogaea
Evapotranspiração
Evapotranspiration
Irrigação gota-a-gota
Trickle irrigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: TOSTA, Alan Gabriel. Avaliação da qualidade de sementes de amendoim iac tatu cultivado sob diferentes lâminas de água. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2775
Data do documento: 20-Jun-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlanGabrielTosta.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.