Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Turdera, Eduardo Mirko Valenzuela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2511674814155918pt_BR
dc.contributor.referee1Seye, Omar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9903264097077272pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859176963189141pt_BR
dc.creatorVargas, Gabriela Peterson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703950287454477pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T12:41:35Z-
dc.date.available2020-04-14T12:41:35Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.citationVARGAS, Gabriela Peterson. Uso da programação linear no setor de transporte de bioetanol do Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2830-
dc.description.abstractThe goal of the present work is the utilization of Linear Programming tools to optimize the ethanol transported by roads of Mato Grosso do Sul state. We consider a point-topoint transportation network on which we have a set of sugar energy mills like the ethanol production sources, and a set of nodes destinations composing by the urban ethanol centers consumers both are linked by local routes that are the paths according the topology network theory. The optimization flow of ethanol in the network road transportation is analyzed by the applying of two tools: Minimum Cost (MC) and Vogel Method (VM). We make a comparison between both cases aiming to minimize the transportation cost of the ethanol made by trucks, when used the MC approach this cost is R$ 41,68/m3 and by the VM is R$ 86,84/m3.en
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o estudo que foca a aplicação de duas ferramentas de programação linear (PL) visando otimizar o transporte de etanol na malha rodoviária do estado de Mato Grosso do Sul, desde as fontes de produção (usinas sucroenergéticas) até os centros de consumo. As ferramentas utilizadas são Custo Mínimo (CM) e o Método Vogel (MV), ambas as abordagens são comparadas em termos de custos. A PL montada tem como função objetivo otimizar o fluxo de etanol escoado nas rodovias pela frota de caminhões. Após fazer iterações diversas com as ferramentas de CM e MV se obteve os seguintes resultados: o custo por metro cúbico de etanol transportado foi de R$ 86,84/m3 para o MV e R$ 41,68/m3 para o CM, ou seja, um custo 50% menor que o MV.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T12:41:35Z No. of bitstreams: 1 GabrielaPetersonVargas.pdf: 2188797 bytes, checksum: 1d318056c3b55d1c4cd763c9b98a1163 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-14T12:41:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielaPetersonVargas.pdf: 2188797 bytes, checksum: 1d318056c3b55d1c4cd763c9b98a1163 (MD5) Previous issue date: 2018-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectEthanolen
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectLinear programmingen
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectCargo transporten
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleUso da programação linear no setor de transporte de bioetanol do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaPetersonVargas.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.