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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2841
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Ramon Eduardo Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4179645357585335 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Thiago Voigtlander | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4260804373481026 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T13:32:58Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T13:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Thiago Voigtlander. Emissões de poluentes durante a fase de aquecimento em um motor Flex utilizando gasolina e etanol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2841 | - |
dc.description.abstract | Due to the decrease of oil reserves and the crescent preoccupation with the global warming, more and more countries turned their attention to the bioenergy. Ethanol, at times has been used alone or with blends with gasoline with the objective to reduce the emissions of pollutants generated in SI engines. In literature, it is possible to find many studies about the applications of Ethanol-Gasoline blends in different proportions in SI engines, analyzing the performance and the emission. However, all of these studies focused in analyzing these effects in warmed and steady engines. During the ignition of the Otto cycle engine, a rich amount of fuel is injected to ensure the ignition. In the start, the engine is at a low temperature, and this extra supply of fuel produce a lot of Hydrocarbons and Carbon Monoxide emissions. On behalf of the lack in results about warm-phase emissions, and even less works using a Flex engine, this work has the purpose of complete this lack. | en |
dc.description.resumo | Devido a diminuição das reservas de petróleo e a crescente preocupação com relação ao efeito estufa, cada vez mais países tem voltado sua atenção à bioenergia. E o Etanol, a tempos é utilizado sozinho ou até em mistura com a gasolina com o objetivo de se reduzir a emissão de poluente gerada em motores de ignição por centelha. Na literatura é possível encontrar diversos estudos sobre o uso em motores de misturas de Etanol e Gasolina em diferentes proporções, visando analisar a diferença de performance e reduções de emissão. Entretanto, estes trabalhos se focam em analisar estes efeitos em motores já aquecidos e estáveis. Durante a ignição do motor ciclo Otto, uma mistura rica em combustível é injetada para garantir que a ignição ocorra. Como na partida o motor se encontra a uma temperatura baixa, esse suprimento de combustível a mais acaba por produzir uma grande quantidade de Hidrocarbonetos e de Monóxido de Carbono. Por conta dessa carência que se vê por resultados de emissões durante a fase de aquecimento, e menos ainda resultados utilizando um motor Flex, o presente trabalho tem como objetivo preencher essa lacuna. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T13:32:58Z No. of bitstreams: 1 ThiagoVoigtlanderPereira.pdf: 1547017 bytes, checksum: ca0d25a94afd8b1b1182b3c33a081985 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-04-14T13:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThiagoVoigtlanderPereira.pdf: 1547017 bytes, checksum: ca0d25a94afd8b1b1182b3c33a081985 (MD5) Previous issue date: 2018-02-08 | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Emissão de gases | pt_BR |
dc.subject | Gases emissions | en |
dc.subject | Motor flex | pt_BR |
dc.subject | Flex engines | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.title | Emissões de poluentes durante a fase de aquecimento em um motor Flex utilizando gasolina e etanol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Energia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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