Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2855
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica
Autor(es): Loureiro, Marcus Wagner Antunes
Primeiro Orientador: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Vivian
Resumo: Esta pesquisa monográfica apresenta um mapeamento das pesquisas acadêmicas (artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses) sobre livros didáticos de Educação Física produzidas no Brasil entre 1993 e 2016. O conjunto de 45 fontes que compôs o corpus documental foi localizado por meio de bases de dados com conteúdo disponível digitalmente e gratuitamente. Nosso objetivo foi compreender melhor o processo histórico da Educação Física no Brasil enquanto disciplina escolar, utilizando como fonte as pesquisas sobre livro didático de Educação Física (LDEF) produzindo uma síntese destas pesquisas, como observado por Choppin (2004). Utilizamos como referencial teórico a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977 apud MOREIRA, 2006), o que nos permitiu delinear um panorama das produções nacionais sobre LDEF, sua distribuição geográfica e institucional, a ordem cronológica das publicações, bem como os eixos temáticos em que se caracteriza, levando-se em conta os objetivos e abordagens de cada uma. Conclui-se que há uma crescente produção acadêmica acerca dos LDEF, principalmente nas últimas duas décadas, e em grande parte destinam-se em analisar conteúdos de LDEF que foram utilizados ou que ainda são, e também propor novos livros didáticos para atender as demandas de uma Educação Física entendida como cultura corporal de movimento.
Abstract: Esta investigación monográfica presenta un mapeo de la investigación académica (artículos, trabajos académicos, tesis y disertaciones) sobre los libros de texto de Educación Física producidos en Brasil entre 1993 y 2016. El conjunto de 45 fuentes que componen el corpus documental se encuentró a través de bases de datos con el contenido disponible en formato digital y libre. Nuestro objetivo era entender mejor el proceso histórico de la Educación Física en Brasil como disciplina escolar, utilizando como fuente de investigación los libros de texto de Educación Física (LDEF) que produce una síntesis de estos estudios, según lo observado por Choppin (2004). El marco teórico para el análisis de contenido fue Laurence Bardin (1977 apud MOREIRA, 2006), que nos permitió trazar un panorama de las producciones nacionales sobre LDEF, geográfica y institucionalmente, el orden cronológico de las publicaciones, así como en los temas, que se caracteriza, teniendo en cuenta los objetivos y enfoques de cada uno. Llegamos a la conclusión de que existe una creciente producción académica sobre LDEF, especialmente en las ultimas dos décadas, y en gran medida la intención de analizar el contenido LDEF que se han utilizado o que todavía se usan, y también proponer nuevos libros de texto para satisfacer las demandas de una Educación Física entendida como cultura del cuerpo en movimiento.
Palavras-chave: Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
Livro didático
Textbooks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: LOUREIRO, Marcus Wagner Antunes. Os Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2855
Data do documento: 16-Mar-2017
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcusWagnerAntunesLoureiro.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.