Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2857
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Esportes de aventura e suas possibilidades de aplicação nas aulas de educação física: um recorte dos estudos no Brasil
Título(s) alternativo(s): Adventure sports and their possibilities of application in the lessons of physical education: a clipping of studies in Brazil
Autor(es): Souza, Paulo Henrique Lescano de
Primeiro Orientador: Silva, Mário Sérgio Vaz da
metadata.dc.contributor.referee1: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Vivian
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os Esportes de Aventura no âmbito escolar, bem como seus conteúdos, possibilidades de aplicabilidade de forma qualitativas nas aulas, além das problemáticas referentes ao tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em que os resultados foram obtidos mediante busca no banco de dados da Scielo e da Capes por meio de combinações das palavras chaves: “Esportes de Aventura”, “Esportes Radicais” e “Educação Física”. A nomenclatura desta prática corporal varia muito em relação aos autores devido ao fato de ser um tema relativamente novo. Sendo assim, é alvo de preconceitos sociais em relação aos praticantes. A maioria das instituições de formação em Educação Física não abordam o tema, fazendo com que que os profissionais sintam uma insegurança em trabalhar estes conteúdos na escola. Concluiu-se com esta pesquisa que os Esportes de Aventura possuem um relevante aporte de conteúdos. Sendo que as dificuldades ou inseguranças remetidas à aplicabilidade desta modalidade se dão ao fato da falta de formação profissional para a mesma. Contudo os Esportes de Aventura podem ser trabalhados nas aulas de Educação Física, pois são conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular, visando uma sistemática comum ao ensino escolar, sendo que cabe ao professor superar as dificuldades da abordagem destes conteúdos. Salientando o papel das instituições de ensino superior no que diz respeito à abordagem desta temática na formação profissional em Educação Física.
Abstract: The objective of this work is to analyze Adventure Sports in the school environment, as well as its contents, possibilities of qualitative applicability in the classes, besides the problems related to the theme. A bibliographic research was carried out, in which the results were obtained by searching the database of Scielo and Capes by means of combinations of the key words: "Adventure Sports", "Extreme Sports" and "Physical Education". The nomenclature of this body practice varies widely in relation to the authors due to the fact that it is a relatively new theme. Therefore, it is the target of social prejudices in relation to the practitioners. Most Physical Education training institutions do not address the issue, causing professionals to feel insecure about working these contents in school. It was concluded with this research that the Sports of Adventure have a relevant contribution of contents. Being that the difficulties or insecurities referred to the applicability of this modality are due to the fact of the lack of professional formation for the same one. However, Adventure Sports can be worked on Physical Education classes, since they are contents proposed by the National Curricular Common Base, aiming at a common systematics to school education, and it is up to the teacher to overcome the difficulties of approaching these contents. Emphasizing the role of higher education institutions in addressing this issue in vocational training in Physical Education.
Palavras-chave: Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
Formação de professores
Teacher education
Esportes radicais
Extreme sports
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SOUZA, Paulo Henrique Lescano de. Esportes de aventura e suas possibilidades de aplicação nas aulas de educação física: um recorte dos estudos no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2857
Data do documento: 27-Abr-2017
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloHenriqueLescanodeSouza.pdf696,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.