Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Filus, Josiane Fujisawa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5144788653014954pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mário Sérgio Vaz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418754916566685pt_BR
dc.contributor.referee2Iwamoto, Vivian-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213328383774448pt_BR
dc.creatorCerqueira, Rafael Felisbino Fleitas-
dc.date.accessioned2020-04-15T12:36:42Z-
dc.date.available2020-04-15T12:36:42Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Rafael Felisbino Fleitas. Reflexões iniciais sobre a pedagogia do esporte e sua contribuição para a educação física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2859-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to reflect on the importance of sport for the formation of the child, analyzing the characteristics of this content from the point of view of Sports Pedagogy both as content in school and in social projects. To this end, a bibliographical research was carried out, which we divided into three parts: the pedagogy of the sport; The technical-tactical benchmark; And social projects. We find that discussing and adopting Sports Pedagogy as a reference is to break with the technical model of teaching the sport, considering that mechanicism is a priority over the thinking of the one who practices. We find that when talking about tactics, it is not unanimous among thinkers that collective games necessarily have to be executed on the basis that it is primarily the element that is more important than technique and that technique must be dependent on it. However, the studies converge in the sense that the classes of collective sports can provide to the student much more than the teaching of techniques, and that these moments also contribute by the human formation. It is concluded, therefore, that the teaching of sports based on the technical-tactical referential and the Pedagogy of Sports enable children to deal with their emotions, with losses, with success, facing situations of problem identification and resolution, awareness of importance On the other, that will help you in the various moments of your life.en
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi refletir sobre a importância do esporte para a formação da criança, analisando as características deste conteúdo sob a ótica da Pedagogia do Esporte tanto como conteúdo na escola como em projetos sociais. Para este fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a qual dividimos em três partes: a pedagogia do esporte; o referencial técnico-tatico; e os projetos sociais. Constatamos que discutir e adotar a Pedagogia do Esporte como referência, é romper com o modelo tecnicista de ensino do esporte, considerando que o mecanicismo seja prioridade frente ao pensamento daquele que pratica. Verificamos que ao se falar de tática, não é unânime entre os pensadores a ideia de que os jogos coletivos necessariamente precisam ser executados baseando-se que primordialmente, ela seja o elemento mais importante que a técnica, e que a técnica deve ser dependente dela. No entanto, os estudos convergem no sentido de que as aulas de esportes coletivos possam proporcionar ao aluno muito mais do que o ensino de técnicas, e que estes momentos contribuem também pela formação humana. Conclui-se, assim, que o ensino dos esportes pautado no referencial técnico-tático e da Pedagogia do Esporte possibilitam a criança lidar com suas emoções, com as perdas, com o sucesso, enfrentando situações de identificação e resolução de problemas, conscientização da importância do outro, que o auxiliarão nos diversos momentos de sua vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-15T12:36:42Z No. of bitstreams: 1 RafaekFelisbianoFleitasCerqueira.pdf: 914424 bytes, checksum: ef204f77165dec90019a51cecf1ec3e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-15T12:36:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RafaekFelisbianoFleitasCerqueira.pdf: 914424 bytes, checksum: ef204f77165dec90019a51cecf1ec3e7 (MD5) Previous issue date: 2017-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectSport pedagogyen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleReflexões iniciais sobre a pedagogia do esporte e sua contribuição para a educação física escolarpt_BR
dc.title.alternativeInitial reflections on sports pedagogy and its contribution to school physical educationen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaekFelisbianoFleitasCerqueira.pdf892,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.