Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2865
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise experimental do desempenho e emissão de poluentes de um motor a diesel utilizando biodiesel de soja
Autor(es): Camargo, Kelly Cristina Costa
Primeiro Orientador: Silva, Ramon Eduardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Antonio Carlos Caetano de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Fernando Augusto Alves
Resumo: O intuito deste trabalho é avaliar o desempenho de um motor de ciclo diesel quatro tempos e dois cilindros utilizando misturas de óleo diesel com biodiesel de óleo de soja, em comparação ao diesel sem mistura. Foram analisados os parâmetros: potência efetiva, torque, consumo específico, rendimento térmico e emissão de poluentes. Os testes mostraram que não houve alterações significativas na operação do motogerador. O estudo mostrou, também, que houve estabilidade da eficiência térmica e do consumo de combustível com a utilização de misturas mais ricas em biodiesel. As emissões de poluentes como o CO, NOxe CH4 decresceram com o aumento de teor de biodiesel na mistura.
Abstract: This work aims to evaluate the performance of a four-cycle, two-cycle diesel cycle engine using blends of biodiesel from soybean oil compared to diesel oil. The following parameters were analyzed: effective power, torque, specific consumption, thermal efficiency and emission of pollutants. The tests showed that there were no significant changes in the operation of the motor generator. The study also showed that there was stability of thermal efficiency and fuel consumption with the use of mixtures richer in biodiesel. Emissions of pollutants decreased with increasing biodiesel content in the blend.
Palavras-chave: Eficiência energética
Energy efficiency
Biodiesel
Biodiesel fuels
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: CAMARGO, . Análise experimental do desempenho e emissão de poluentes de um motor a diesel utilizando biodiesel de soja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2865
Data do documento: 5-Set-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KellyCristinaCostaCamargo.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.