Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de caso de um sistema fotovoltaico para consumidor doméstico conectado à rede pública na cidade de Dourados - MS
Autor(es): Verão, Talisson Werner
Primeiro Orientador: Gibelli, Gerson Bessa
metadata.dc.contributor.referee1: Biasotto, Etienne
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rogério da Silva
Resumo: A busca de fontes alternativas para a geração de energia elétrica está em alta no Brasil e no mundo. A energia solar fotovoltaica é uma das principais tecnologias para a redução no uso de fontes de energia não renováveis. Desta forma, é apresentado neste trabalho o dimensionamento, a viabilidade econômica e a instalação de um Sistema Solar Fotovoltaica conectada à Rede Elétrica de uma residência na cidade de Dourados – MS. Esta aplicação é possível, devido ao Brasil ter um alto potencial energético solar, e a homologação das resoluções normativas no 482/2014 e no 687/2016 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), na qual inclui o sistema de compensação de crédito de energia elétrica para minigeração e microgeração de energia solar, tornando-se possível à instalação de sistemas geradores de energia fotovoltaica conectada à rede elétrica. O estudo de caso permitiu mostrar, que o projeto instalado é viável economicamente, por mais que seja uma tecnologia de alto custo, um alto investimento, o projeto tem como vantagem um retorno rápido, que no estudo de caso paga-se entre o quarto e quinto ano.
Abstract: The search of alternative sources for energy generation is increasing in Brazil and in the world. Photovoltaic solar energy is one of the main technologies for reducing the use of non-renewable energy sources. Then, in this paper is presenting the measurements, economic viability and installation of a Photovoltaic Solar System connected to a residence grid, in Dourados – MS. This application is possible in Brazil because its high solar energy potential, and approval of normative resolutions such as no 482/2014 and no 687/2016 of ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), which includes the system of compensation of electric energy credit for solar energy minigeration and microgeneration, make it possible to install photovoltaic energy connected to the grid. The case showed that the Project is economically viable, although is an expensive technology, the Project has a quick payback, in this case between the fourth and fifth year.
Palavras-chave: Energia fotovoltaica
Photovoltaic energy
Viabilidade econômica
Economic viability
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: VERÃO, Talisson Werner. Estudo de caso de um sistema fotovoltaico para consumidor doméstico conectado à rede pública na cidade de Dourados - MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2872
Data do documento: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TalissonWernerVerao.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.