Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2874
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da iluminação interna de uma escola de ensino fundamental e médio de Dourados-MS: estudo de caso utilizando a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013
Autor(es): Kern, Gustavo Felipe Klauck
Primeiro Orientador: Lima, Aureo Cezar de
metadata.dc.contributor.referee1: Biasotto, Etienne
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Ricardo Nogueira
Resumo: A iluminação é imprescindível para a realização de atividades e pode causar impactos tanto positivos quanto negativos à saúde humana. De acordo com o ambiente e a atividade a ser executada, diferentes intensidades luminosas podem ser recomendadas. Este trabalho teve como objetivos analisar a iluminação das salas de aula de uma escola de ensino fundamental e médio da cidade de Dourados-MS, para então, verificar a conformidade de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1; propor um projeto luminotécnico para melhoria da eficiência energética na iluminação e simular a iluminação das salas de aula para os projetos propostos, utilizando-se o software DIALUX. As medidas de iluminância foram feitas para o caso de pouca iluminação natural de duas salas, obtendo-se, na primeira, 215 lux e, na segunda, 213 lux para iluminância média medida e uniformidades de 0,47 e 0,59, respectivamente. O cálculo luminotécnico foi feito para tempos de horas de operação diferentes para luminárias LED. O projeto LED25, possui 25.000 horas de operação e, o projeto LED50, 50.000 horas. Para comparação entre o sistema atual de iluminação e os de LED propostos, ajustou-se a quantidade de lâmpadas atuais do sistema de iluminação. Comparando-se ao sistema atual ajustado, através do sistema LED25, pode-se economizar 13.445 kWh/ano de energia e R$10.485,86 em valores anuais. Para o sistema LED50, obteve-se economia em consumo de 11.780 kWh/ano e R$ 9.188,21 em valores anuais. Através dos cálculos de viabilidade econômica, observou-se que os dois projetos LED são economicamente viáveis. O projeto LED25 possui 6,1 anos para retorno de investimento enquanto que o LED50 10,1 anos.
Abstract: Lighting is imperative to carry out activities and can have both positive and negative impacts on human health. Depending on the environment and activity to be performed, different luminous intensities may be recommended. The objective of this study was to analyze the lighting in the classrooms of a school located in the city of Dourados-MS, in order to verify compliance in accordance with ABNT NBR ISO/CIE 8995-1; To propose a lighting project to improve the energy efficiency in lighting and to simulate the lighting of the classrooms for the proposed projects, using DIALUX software. The illuminance measurements were done considering the case of low Natural light input for two rooms, in which, resulted in 215 lux and 213 lux for measured average illuminance and uniformities of 0.47 and 0.59, respectively. The lighting design was done for two different operating hours for LED luminaires, LED25 design for 25,000 hours of operation and LED50 design for 50,000 hours. For comparison between the current lighting system and the proposed LEDs, the number of current lamps in the current lighting system had to be adjusted. Compared to the current lighting system adjusted, through the LED25 system, it is possible to save 13,445 kWh/year of energy and R$ 10,485.86 in annual invoice values. For the LED50 system, savings were achieved in consumption of 11,780 kWh/year and R$ 9,188.21 in annual invoice amounts. Through the calculations of economic feasibility, it was observed that the two LED projects are economically viable. The LED25 project has 6.1 years for return on investment while the LED50 has 10.1 years.
Palavras-chave: Iluminação LED
LED lighting
Escola
Schools
Consumo de energia
Energy consumption
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: KERN, Gustavo Felipe Klauck. Avaliação da iluminação interna de uma escola de ensino fundamental e médio de Dourados-MS: estudo de caso utilizando a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2874
Data do documento: 6-Set-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavoFelipeKlauckKern.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.