Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2890
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Protótipo para recomendação de alimentos a partir de sintomas associados a doenças nutricionais
Autor(es): Oshiro, Alex Yudi
Okazachi, Sandro Seiya
Primeiro Orientador: Batista Junior, Joinvile
metadata.dc.contributor.referee1: Felipe, Rosenilda Marques da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Carbone, Felipe José
Resumo: Neste trabalho, é realizada a prototipação de um sistema para consultas de recomendação de alimentos, a partir de sintomas e fatores informados pelos pacientes. Fatores, como idade e ser praticante do tabagismo, são relevantes para a caracterização de doenças nutricionais, caracterizadas pela deficiência ou excesso de nutrientes na alimentação. Uma pequena ontologia é construída manualmente, a partir de uma fonte de informação majoritariamente não estruturada (sentenças em linguagem natural), para suportar a automação de consultas, cuja recomendação de alimentos é priorizada em função das informações prestadas pelo paciente.
Abstract: In this paper the prototyping of a query system for food recommendation is done, based in informed symptoms and factors by the patients. Factors as age and being a smoker are relevant for the characterization of nutritional diseases, characterized by the deficiency or excess of nutrients in the diet. A small ontology is manually constructed, based in a mostly unstructured information source (natural language sentences), in order to support the automation of queries, which prioritize a food recommendation accordingly to the information provided by the patient.
Palavras-chave: Processamento de linguagem natural (Ciência da computação)
Natural language processing (Computer science)
Ontologia
Ontology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: OSHIRO, Alex Yudi; OKAZACHI, Sandro Seiya. Protótipo para recomendação de alimentos a partir de sintomas associados a doenças nutricionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2890
Data do documento: 24-Abr-2016
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexYudiOshiro - SandroSeiyaOkazachi.pdf995,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.