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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Peviani, Claudia Regina Tinós-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063268902126144pt_BR
dc.creatorQueiroz, Guilherme Fantuci-
dc.date.accessioned2020-04-22T12:55:57Z-
dc.date.available2020-04-22T12:55:57Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Guilherme Fantuci. Introdução a programação com Scratch como incentivo aos estudantes do ensino médio na área de computação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2893-
dc.description.abstractEven with the increase in enrollment in higher education courses in computing in recent years, the attractiveness of this area remains low among high school students. Moreover, considering the great need that the IT market has by trained professionals, it is necessary to develop actions that seek to reverse this situation. In this context, the present study aims to develop a short course with the aim of introducing early concepts of computing and programming to high school students, in order to awaken interest in the IT area. For this, we used the Scratch tool to support the teaching and learning process.en
dc.description.resumoMesmo com o aumento no número de matrículas nos cursos de ensino superior em Computação nos últimos anos, a atratividade desta área continua sendo baixa entre os estudantes do ensino médio. E considerando a grande carência que o mercado de TI possui por profissionais capacitados, se torna necessário o desenvolvimento de ações que visam reverter este quadro. Com este contexto, o presente trabalho visa desenvolver um minicurso com o objetivo de introduzir conceitos iniciais de computação e programação a estudantes do ensino médio, a fim de despertar interesse nos mesmos a área de TI. Para tal, foi utilizado a ferramenta Scratch como respaldo ao processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-22T12:55:57Z No. of bitstreams: 1 GuilhermeFantuciQueiroz.pdf: 1075901 bytes, checksum: 8961f8c31f04669c9e0a03c915efb576 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-22T12:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GuilhermeFantuciQueiroz.pdf: 1075901 bytes, checksum: 8961f8c31f04669c9e0a03c915efb576 (MD5) Previous issue date: 2016-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProgramming - Study and teachingen
dc.subjectEducação básica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.titleIntrodução a programação com Scratch como incentivo aos estudantes do ensino médio na área de computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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