Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2918
metadata.dc.type: Tese
Title: A Experiência do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: busca de ressignificação por meio do diálogo-agir comunicativo
metadata.dc.creator: Oliveira, Adriana Marques de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa foi realizada numa escola pública estadual da cidade de Dourados, MS. Participaram da proposta nove professores da educação básica e uma coordenadora pegagógica. O trabalho foi desenvolvido no âmbito de um programa do governo federal sobre formação de professores, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Entretanto, nos propomos a ressignificar tal processo imbuídos nos conceitos do Pequeno Grupo de Pesquisa no qual fundamenta-se na busca coletiva por ações formativas visando a formação crítica de professores. O fundamento teórico-metodológico que adotamos foi a tentativa de aproximação entre Habermas e Freire, além dos autores do movimento CTSA e da formação crítica de professores. As análises foram realizadas por meio de uma adequação do ensaio teórico de um dispositivo de análise cunhado por Neves-da-Silva (2014) advindo da fundamentação teórica habermasiana. Os resultados apontaram que houve um processo de ressignificação da proposta porporcionado pelo diálogo-agir comunicativo ancorado nos referenciais estudados.
Abstract: This research was conducted in a public school in the city of Dourados, MS. Participated in the proposed nine teachers of basic education and a pegagógica coordinator. The study was conducted under a federal program on teacher training, the National Pact for high school Strengthening. However, we propose to reframe this process imbued with the concepts of Small Research Group in which is based on the collective search for training actions to critical teacher training. The theoretical and methodological foundation that we adopted was the attempt of rapprochement between Habermas and Freire, other than the authors of the CTSA movement and training of teachers. The analyzes were performed by means of an adaptation of the theoretical test an analytical device coined by Neves Silva (2014) arising from the Habermasian theoretical foundation. The results showed that there was a proposal reframing process porporcionado bycommunicative dialogue anchored in the studied references.
Keywords: Educação básica - Ensino médio
High education
Educação - qualidade
Educational quality
Educação - pesquisa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual Paulista
metadata.dc.publisher.initials: UNESP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência
Citation: OLIVEIRA, Adriana Marques de. A Experiência do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: busca de ressignificação por meio do diálogo-agir comunicativo. 2016. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2918
Issue Date: 29-Apr-2016
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNESP - AdrianaMarquesdeOliveira.pdf2,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.