Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Juliana Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826642580306424pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Pedro Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027376969941649pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Roselaine Bonfim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5847873586468032pt_BR
dc.creatorOliveira, Leonardo Vinícius Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0978994517833591pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T13:47:14Z-
dc.date.available2020-04-28T13:47:14Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Vinícius Nunes de. A Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2925-
dc.description.abstractThe present paper aims to analyze the opportunities inequality in access to public and private university education in the state of Mato Grosso do Sul. For that were used data from PNAD from years 2005 to 2015 in order to derive the potential demand for university education and identify the “vulnerable” and “invulnerable” groups. The methodology used was the Human Opportunity Index (HOI), developed by Barros et al. (2009). Among the main results, we highlight the IOH growth from 30.6% to 37.4% in the analyzed period, resulting, mostly, from the increase in availability of vacancies for everyone, but also from the distribution effect between black and white, rich and poor people and the familiar background. The fact that the scale effect contributed more in the IOH’s growth may be connected to the internalization of the access to the university education, with policies such as REUNI and the increase in the number of private universities in the state. However, despite of the evolution occurred in the state in terms of opportunities for all people, the IOH is still too low (37.4%), far from the ideal point (IOH = 1), that occurs when the access is universal (p̂ = 1) and there is no opportunity inequality (p̂ = pk → D = 0).en
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior público e privado no Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto foram utilizados os dados da PNAD para os anos de 2005 e 2015, a fim de derivar a demanda potencial ao ensino superior e identificar os grupos “vulneráveis” e “não vulneráveis”. A metodologia utilizada foi o Índice de Oportunidades Humana (IOH), desenvolvido por Barros et. al (2009). Dentre os principais resultados, destaca-se o aumento do IOH de 30,6% para 37,4% no período analisado, resultado, em maior parte, do aumento da disponibilidade de vagas para todos, mas também do efeito distribuição entre brancos e negros, ricos e pobres e do background familiar. O fato do efeito escala ter contribuído mais para o aumento do IOH pode estar ligado com a interiorização do acesso ao ensino superior, com políticas como a REUNI e o aumento das faculdades privadas no Estado. Contudo, por mais que tenha ocorrido uma evolução no Estado em termos de oportunidades para todos, o IOH ainda é muito baixo (37,4%), longe do ideal (IOH = 1), que ocorre quando o acesso é universal (p̂ = 1) e não há desigualdade de oportunidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-28T13:47:14Z No. of bitstreams: 1 LeonardoViniciusNunesdeOliveira.pdf: 1096436 bytes, checksum: 4841d558eda73480f455fcb2d9b794e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-28T13:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeonardoViniciusNunesdeOliveira.pdf: 1096436 bytes, checksum: 4841d558eda73480f455fcb2d9b794e7 (MD5) Previous issue date: 2018-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectSocial inequalityen
dc.subjectRegressão logísticapt_BR
dc.subjectLogistic regressionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleA Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoViniciusNunesdeOliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.